13 de fevereiro: Cinzas | Paulus Editora

O Domingo
13 de fevereiro: Cinzas

O CAMINHO DA QUARESMA

Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a nossa caminhada rumo à Páscoa, acontecimento central da nossa fé e da Igreja católica. Iniciamos essa caminhada com a imposição das cinzas, símbolo de conversão e renovação de nossa vida. A Páscoa de Jesus é, por excelência, a festa do cristão, por isso merece ser preparada com antecedência e com esmero. Toda nossa vida cristã converge para o grande acontecimento pascal.
Três elementos da vida do cristão, presentes no evangelho da liturgia de hoje, ajudam a trilhar o caminho quaresmal: caridade, oração e jejum. Essas práticas cristãs, porém, não devem ser realizadas com intuito de autopromoção. De fato, Jesus chama a atenção para a hipocrisia que pode estar escondida por trás dessas práticas. Os atos religiosos serão feitos para honrar a Deus e auxiliar o
próximo, e não para melhorar a própria imagem.
De nada adianta ajudar os outros se, com isso, buscamos elogios. Compromisso com os pobres é decisão séria, não é exibicionismo. De nada adianta rezar se, com essa atitude, visamos ser reconhecidos como pessoas piedosas – oração não é espetáculo. De nada adianta jejuar se, com o jejum, queremos nos exibir – jejum é denúncia profética da injustiça que nasce do egoísmo. Nosso problema é que temos forte inclinação para a vaidade, o orgulho e o egoísmo. Assim, anulamos nossas tentativas de ter méritos diante de Deus, que é gratuidade plena.
Com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja, no Brasil, inicia também a Campanha da Fraternidade (CF). É a proposta da Igreja que nos convida a rever alguns aspectos da vida pessoal e social. Neste ano a atenção está voltada para a juventude, com o tema “Fraternidade e juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me”. A CF é uma proposta evangelizadora da Igreja católica desenvolvida na Quaresma em preparação para a Páscoa. Tem a missão de despertar o espírito comunitário e cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade social.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar