08 de maio – 4º DOMINGO DA PÁSCOA | Paulus Editora

O Domingo
08 de maio – 4º DOMINGO DA PÁSCOA

O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS

Nos três anos do ciclo litúrgico, o 4º domingo da Páscoa é enriquecido pelo capítulo 10 do Evangelho de João. O Evangelho deste domingo acentua: as ovelhas escutam a voz do pastor, ele as conhece e elas o seguem. Há uma integração de três verbos, que nos mostram a bonita e amorosa relação entre pastor e ovelhas: escutar, conhecer e seguir. O seguimento é possível quando reconhecemos a voz do pastor. No percurso de sua vida, Jesus sempre procurou ir ao encontro das “ovelhas desgarradas” – dos pobres e desprezados da sociedade.

Em seguida, o evangelista acentua a doação da “vida eterna”, que não significa apenas a vida que vem após este mundo. A “vida eterna” já começa no presente. Trata-se de “vida plena”, que Jesus e o Pai desejam a todas as pessoas já agora. A “vida eterna” é consequência daquilo que tivermos vivido durante o tempo que Deus nos concede.

Deus entrega nas mãos do Filho suas ovelhas para que elas não pereçam e ninguém as arrebate das mãos do pastor. O Filho e o Pai mantêm uma relação bonita e sólida, da qual Jesus tira a força e a coragem para cumprir fielmente a vontade de Deus e levar a termo sua missão.

O cristão que escuta a voz do Pastor o segue fielmente, não somente em palavras, mas com a prática do dia a dia. Por isso, quem de fato segue Jesus não cultiva arrogância, ódio e intolerância nem discrimina pessoas ou grupos – atitudes tão presentes na sociedade de hoje. Não há como seguir o Mestre sem escutar sua voz e fazer decisiva opção por ele. Todos os que se propõem segui-lo estabelecerão comunhão de vida com ele e com o Pai. Jesus deseja firmar, com seus amigos e discípulos, a mesma relação que tem com seu Pai.

A metáfora das ovelhas é muito significativa, pois representa uma vivência coletiva. As ovelhas andam em grupos. Isso nos ensina que o cristão é alguém que não se isola dos outros, mas procura viver em comunidade, partilhando sua vida e seus dons. A imagem das ovelhas nos convida a abandonar o isolamento e o individualismo, para buscarmos viver em harmonia com os outros.

Pe. Nilo Luza, ssp 


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar