Dia 26 – 30° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 26 – 30° DOMINGO COMUM

O GRANDE MANDAMENTO DO AMOR

No batismo, tornamo-nos filhos e filhas de Deus, assumindo os compromissos do reino e as exigências da vida cristã. Pertencemos a uma mesma família, uma mesma comunidade, e Deus é nosso Pai. Para orientar as relações de fraternidade entre nós e entre cada um de nós com ele, Deus pôs ao nosso alcance preceitos, leis e mandamentos. Os muitos preceitos ou mandamentos se resumem em amor a Deus e ao próximo, como nos fala Jesus no evangelho de hoje.

A leitura do livro do Êxodo lembra ao povo de Israel os sofrimentos e opressões que ele experimentou no Egito, terra estrangeira, e convida-o a tratar com amor e carinho os irmãos e irmãs carentes: pobres, viúvas, devedores, estrangeiros, órfãos… Assim essa leitura apresenta preceitos referentes aos deveres para com o próximo necessitado: “Não oprimas nem maltrates… não façais mal algum…” (Ex 22,21). O objetivo das leis e mandamentos é harmonizar a vida em comunidade e sociedade.

A liturgia de hoje é um convite a viver integralmente o amor, como Jesus nos ensinou. Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e entendimento significa dar plena adesão ao seu projeto de vida, dedicando-se ao seu serviço. E para concretizar esse serviço divino, somos convocados a amar os que nos rodeiam, o próximo. Jesus, como Filho de Deus e nosso Mestre, fez a mesma coisa: realizou a vontade do Pai, pondo-se a serviço da humanidade, morrendo pregado na cruz para salvá-la. A obra salvadora de Cristo é a expressão de seu amor ao Pai e às pessoas.

É impossível separar o amor ao próximo do amor a Deus. Como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus: assumir, de coração, os compromissos do reino, servindo os irmãos e irmãs necessitados de nossa dedicação. Porque, como disse são João: “Ninguém pode pretender amar a Deus, odiando aos outros. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê? E recebemos de Deus este mandamento: quem ama a Deus ame também a seu irmão” (1Jo 4,20-21).

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar