Dia 1º de janeiro – Maria, Mãe de Deus | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 1º de janeiro – Maria, Mãe de Deus

PASSAR PELA PORTA DA FÉ

O papa Bento XVI propõe à Igreja celebrar um ano inteiro dedicado à fé, de 11 de outubro de 2012 (data do cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II) a 24 de novembro de 2013, festa de Cristo Rei do Universo. O acontecimento foi anunciado por meio da carta apostólica Porta Fidei, publicada em outubro de 2011. A motivação do papa nasceu das comemorações do 50º aniversário da abertura do II Concílio Ecumênico do Vaticano, sobre o qual O Domingo – Celebração da Palavra de Deus ofereceu breves reflexões em 2012. O papa traçou o objetivo do Ano da Fé, convidando a Igreja a reapresentar “a força e a beleza da fé”, e nos admoesta que atravessar a porta que nos leva à fé implica iniciar um caminho que dura a vida inteira.
“A porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar aquela porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início com o batismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos creem nele. Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor: o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor” (Porta Fidei, n. 1).
A Igreja nunca se esqueceu de estimular os cristãos a ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, o Filho de Deus, que nos dirige palavras de vida eterna. Foi a partir da profissão de fé realizada por Pedro que Jesus anunciou a edificação da Igreja. Portanto, a fé é a base da ação da Igreja. Na sua carta apostólica, o papa convida-a para ir com a samaritana ao poço e ouvir de Jesus mesmo o convite: crer nele e beber da fonte de onde jorra a água viva.
Em Aparecida, Bento XVI já havia dito que a evangelização deve acontecer por atração: apresentar Jesus com renovado entusiasmo e com alegria, mostrar o Cristo vitorioso da Páscoa que pode transfigurar a nossa vida. A proposta é, pois, um encontro pessoal e íntimo com o Senhor, já que só nele temos a certeza de olhar para o futuro com a garantia de um final de comunhão.
Durante este ano de 2013, a cada mês, apresentaremos neste mesmo espaço indicações para a celebração e a vivência do Ano da Fé.
Desejamos aos que se alimentam da palavra de Deus um ano rico de aprofundamento do dom que, desde o batismo, nos foi oferecido pela graça do Espírito Santo.

D. Geraldo Majella Agnelo – Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar