Dia 18 – Quarta-feira de Cinzas | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 18 – Quarta-feira de Cinzas

A Quaresma e a CF-2015

A Quaresma surgiu na Igreja primitiva em referência à experiência de Israel no deserto por quarenta anos e aos quarenta dias vividos por Jesus no deserto com jejuns e orações. Este tempo litúrgico, desde o início, ganhou conotação eminentemente batismal, com a preparação dos catecúmenos para o batismo e a renovação dos batizados na Vigília Pascal. Assim, na Quaresma, com suas celebrações, os discípulos missionários são convidados fortemente pela palavra de Deus e pelo clima de oração próprio que se instaura na Igreja à conversão e à consequente retomada da vida no Espírito como filhos e filhas de Deus nascidos pelo batismo.

A Quaresma, desde o seu nascedouro, constitui um itinerário para toda a Igreja que peregrina rumo à celebração do mistério pascal de nosso Senhor Jesus Cristo. Mediante a participação na morte e ressurreição de Jesus, o batizado pode retomar a liberdade para uma vida de serviço e solidariedade, testemunhar o Senhor da vida e contribuir para a edificação do reino do Pai. A Quaresma continua hoje com as características e o espírito com que nasceu nas primeiras comunidades.

Este tempo litúrgico é aberto na quarta-feira de Cinzas com as palavras: “Convertei-vos e crede no evangelho”. Tal apelo continua a chamar toda a Igreja à conversão e à reconciliação, que possibilitam a retomada da liberdade dos filhos e filhas de Deus. A Igreja no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, propõe um projeto evangelizador abrangente, que nos auxilia na caminhada quaresmal e faz ressoar o convite à conversão para além das fronteiras de nossas comunidades. Dessa forma, a sociedade também pode se abrir ao anúncio da Palavra de Deus e deixar crescer a justiça do reino, a qual sana situações em que a fraternidade está ferida.

Pe. Luiz Carlos Dias, Secretário-executivo da CF


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar