14 de outubro – 28º DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
14 de outubro – 28º DOMINGO COMUM

O QUE DEVO FAZER PARA GANHAR A VIDA ETERNA?

Há gente que pensa ser a “vida eterna” mais um produto à venda, o qual se compra de alguma maneira. O evangelho de hoje apresenta um homem que já tinha tudo do que precisava para sua vida material. E, como já tinha conquistado conforto, tranquilidade, bem-estar material, queria agora também conquistar a “vida eterna”.
Vida eterna, nós sabemos, é a vida de felicidade junto a Deus e a todos aqueles que o amam. É vida de alegria verdadeira, de justiça e paz, amor e perdão, solidariedade e partilha. É vida de sorrisos verdadeiros, de abraços amorosos. Não é uma vida só de aparência, não é uma existência de ostentação. E essa vida eterna só a conseguimos mudando nosso jeito de pensar, melhorando nossa maneira de nos relacionar com as pessoas que Deus pôs em nosso caminho.
O jovem rico que se aproximou de Jesus querendo herdar a vida eterna já fazia muito disso. Mas, talvez, a maneira como ele fazia não era a mais adequada. Quando fazemos o bem esperando receber recompensas, quando ajudamos para que as pessoas percebam que somos “bonzinhos”, quando só tratamos bem a quem nos trata bem ou pode nos beneficiar de alguma forma, ainda está faltando alguma coisa. E sejamos sinceros: sempre vai estar faltando alguma coisa para recebermos como herança a vida eterna. Parece estranho, mas é assim: vamos ganhando a vida eterna quando pensamos não tanto no nosso bem-estar, mas no bem-estar dos outros. Temos paz de espírito quando conseguimos vencer a tentação de nos preocupar demais com nossas coisas e nos voltamos para as necessidades do próximo.
O jovem rico procurava seguir os mandamentos, e isso é bom. Mas alguma coisa ainda o prendia. O que é que nos prende? O que é que nos impede de “herdar” a vida eterna? Jesus diz que não é fácil um rico entrar no reino de Deus. Qual “riqueza” não nos deixa entrar no céu? Tenhamos cuidado, porque essa “riqueza” não precisa ser grande soma de dinheiro. Pode ser uma coisa de pequeno valor financeiro que, porém, nos prende, atrapalha nosso relacionamento com Deus e com as pessoas.
Mas não nos desesperemos; sejamos persistentes e confiemos, pois, se alguma coisa nos parece impossível, para Deus tudo é possível. Confiemos nele!

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar