22 de junho – 12° Domingo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
22 de junho – 12° Domingo Comum

NÃO TENHAM MEDO

O Senhor pede-nos, no evangelho, que vivamos sem medo, como filhos e filhas de Deus.

De fato, a boa-nova que hoje nos é oferecida apresenta a missão da comunidade dos discípulos, suas dificuldades e as advertências que Jesus dá a quem aceita segui-lo. Pela exortação de Jesus: “Não tenham medo…”, podemos perceber uma comunidade submetida a algum tipo de perseguição por causa de sua fé.

Os discípulos de Cristo têm a tarefa de continuar a sua missão. E o trecho ouvido na liturgia nos lembra que esse anúncio vai exigir de nós muita coragem e perseverança. Jesus sabe que a missão dos seus seguidores será semelhante à sua, marcada por provações e perseguições. Ele mesmo não encontrou acolhida entre os seus. Foi criticado, insultado, rejeitado por ter sido testemunha da verdade, por ter desmascarado o mal e buscado levar a luz aonde só existiam trevas. Jesus, portanto, adverte os discípulos de que enfrentarão as mesmas dificuldades que ele enfrentou na missão de anunciar o reino de Deus.

Isso porque a palavra que anunciamos é uma palavra de Verdade, que desmascara os enganos, as falsidades, as dores e feridas profundas de quem não quer se converter ao amor. Justamente por sermos anunciadores dessa verdade não só com palavras, mas sobretudo com a vida, é que seremos perseguidos e rejeitados. Todo autêntico discípulo passa por este caminho de provação na sua missão de anunciar o reino; e muitas vezes essas provações virão de pessoas que estão ao nosso lado, parentes e amigos. De pessoas que amamos e também nos amam, mas não aceitam o nosso anúncio.

Perante essas situações, a confiança em Deus precisa ser a nossa primeira atitude. Ter a convicção de que Deus está ao nosso lado, como fortaleza que nos sustenta. Confiantes nele, somos desafiados a ir contra a corrente do mundo e ser a voz, os braços, o coração, o olhar de Jesus que continua a levar para todos, com amor, a boa-nova da salvação, o reino de Deus.

É nosso compromisso estabelecer o reino por meio do nosso testemunho. E este testemunho, que Cristo nos chama a dar no meio das tribulações, possui grande valor diante de Deus: “Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai”. Unidos a Cristo em meio às tribulações do tempo presente, também estaremos unidos a ele na glória, por lhe termos sido fiéis.


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar