20 de abril – Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
20 de abril – Domingo da Páscoa

CREIO NA RESSURREIÇÃO

A cada ano, celebramos a Páscoa do Senhor cheios de júbilo e esperança! Da Páscoa, o acontecimento central da nossa fé, deriva toda a concepção de nossa existência. Ela nos leva a perguntar que importância damos à ressurreição do Senhor em nosso destino pessoal, em nossa ressurreição no “último dia”. Pois o próprio Jesus, por intermédio de são João, nos diz: “Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas o ressuscite no último dia” (Jo 6,39).

O Senhor venceu a morte por si mesmo, mas a venceu potencialmente também por nós. Essa vitória se refere à totalidade da pessoa humana. A exemplo de Cristo, também nós ressurgiremos. Iniciamos, com a vida nova batismal, a vida de conversão até a contemplação de Deus na visão beatífica e a ressurreição final.

Novo destino nos é assegurado! A ressurreição de Cristo será a nossa! São Paulo nos alerta: “Não queremos deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para não ficardes tristes como os outros que não têm esperança. Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus, por meio de Jesus, levará com ele os que adormeceram” (1Ts 4,13-14).

É verdadeiramente um anúncio extraordinário! A nossa experiência diria: inconcebível e impossível. A nossa fé, por sua vez, assegura-nos: está certíssimo!

Mas como a ressurreição de Cristo comporta a nossa? A explicação de são Paulo aponta para a união existente entre a cabeça do corpo místico e seus membros. Segundo ele, quem sustentar que os membros desse corpo não ressurgem deverá fazer o mesmo em relação à cabeça, que é Cristo. Ora, para toda a concepção cristã do plano da salvação, isso é impossível. Tal afirmação do apóstolo não poderia ser mais explícita e categórica (cf. 1Cor 15,12-19).

É por isso que nós, discípulos do Senhor ressuscitado, ousamos dizer no final da recitação do Credo: “Creio na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém”.

Oremos: “Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor. Amém” (missa do sábado na oitava da Páscoa).

D. Orani João Tempesta, O.Cist.

Cardial Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar