18 de maio – 5º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
18 de maio – 5º Domingo da Páscoa

JESUS CAMINHO, VERDADE E VIDA

O evangelho de hoje é parte do discurso de despedida de Jesus. As palavras iniciais nos permitem imaginar a situação da comunidade à qual o evangelista se dirige. Ela parece estar perturbada, desanimada, desorientada, desesperada. Por isso Jesus lhe diz: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.

Essas palavras de Jesus valem também para nós hoje, que muitas vezes experimentamos o desânimo, sem saber por onde ou para onde caminhar. São uma exortação, palavras verdadeiramente provocantes para todos e cada um de nós. Neste mundo complexo, nesta realidade plena de desafios, em nossa vida pessoal tantas vezes sofrida, ferida, cheia de contradições e desafios, o Senhor nos olha, estende-nos as mãos; abre-nos o coração e nos enche de serenidade e confiança: “Não se perturbe o vosso coração”.

A fé em Jesus nos traz serenidade, esperança e conforto. Como discípulos e discípulas, precisamos proclamar em alta voz nossa fé nele, nossa entrega a ele, a certeza de que pode dar um sentido à nossa vida. Por isso ele se revela no evangelho como o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Jesus. É precisamente neste mundo de tantos caminhos que o Senhor Jesus nos diz: Eu sou o Caminho. Nestes tempos de tantas “verdades”, ele nos proclama: Eu sou a verdade. Neste mundo que nos tenta, oferecendo vida onde não há vida verdadeira, Jesus anuncia: Eu sou a vida.

Jesus se nos apresenta como aquele que vem de Deus e o único que nos pode revelar de modo pleno, claro e conclusivo o caminho para Deus. Mais ainda, aquele que é nosso caminho é também nossa única verdade e nossa única e verdadeira vida. É diante dele que somos chamados a dar um rumo à nossa existência e à existência da sociedade, da família, da nossa comunidade, das relações sociais, do mundo. O papa Bento XVI dizia: “o mundo tem tantas e tantas medidas para avaliar o bem e o mal, o certo e o errado…” E advertia: “nossa medida é Cristo. Ele é nossa medida porque é o único caminho, a única verdade, a única vida”.

Somos convidados a ficar em contato permanente com Jesus caminho, verdade e vida. E é pela oração, pelos gestos de solidariedade, pela prática do amor que podemos manter esse contato vital com o Mestre.

Pe. Gilbert Mika Alemick, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar