07 de agosto – 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
07 de agosto – 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

ESTAR VIGILANTES

A ideia de “rebanho” normalmente associa-se à de “multidão”, mas o rebanho referido no Evangelho é “pequenino” (v. 32). Não raro, um agrupamento reduzido está sujeito à angústia de se sentir mais exposto aos perigos e, como consequência, julga ser necessário crescer em número, para ter mais forças para enfrentar eventuais dificuldades. Não é assim que também muitos de nós, quando cheios de preocupações, somos tentados a acumular compras e mercadorias, para sentir maior segurança? Tal dinâmica pode levar até mesmo o discípulo e a discípula de Jesus a ter, como foco principal, os bens materiais, desvinculando-se, dessa forma, do verdadeiro tesouro que lhes foi dado: o Reino. Esse é o alerta de Jesus aos seus discípulos e a nós hoje.

No caminho de seguimento do Senhor, nem sempre é fácil estarmos atentos, ansiando por um Reino que não vemos com os olhos físicos. Com razão, Jesus insiste na atitude de vigiar (v. 35.37-40.43). As várias vigílias mencionadas no Evangelho (v. 38) nos remetem à “hora” da paixão e também da volta do Senhor. O evangelista Lucas certamente se dirige aos primeiros seguidores de Jesus, imersos em dúvidas no contexto pós-pascal. Eles ouviram que o Senhor iria voltar em glória para levá-los ao seu Reino, mas o tempo passou e nada aconteceu.

Alguns desanimaram, enquanto outros se perguntaram se não poderiam estar errados. Colocando as palavras na boca de Jesus, o evangelista responde, convidando a comunidade e a nós a vigiar. Trata-se de convite a estabelecermos uma relação com o Senhor fundada numa atitude de conversão à sua Palavra, fazendo-nos disponíveis e libertando-nos de todas as inquietações para receber o Reino que nos é dado; em suma, tornando-nos vigilantes por amor ao Reino que desejamos e que corremos o risco de abandonar quando excessivamente preocupados com as coisas do mundo.

Com efeito, somos chamados a vigiar, não só no sentido de nos mantermos atentos, mas também de zelar pelas nossas palavras, olhares e gestos cotidianos que podem desencorajar a caminhada no discipulado de quem também vigia e está a serviço dos mais fracos neste tempo de espera. Conhecemos os danos causados por uma palavra maliciosa, por um olhar acusador ou indiferente dirigidos a quem se põe a serviço e se dedica ao cuidado dos desesperançados do tempo presente. Acolhamos, portanto, o convite para vigiar, não apenas ficando de prontidão, mas também servindo, como aquele que espera o patrão e está sempre preparado para recebê-lo, segundo o caminho que o Espírito indica.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar