06 de julho – 14° Domingo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
06 de julho – 14° Domingo Comum

APRENDER DOS PEQUENOS

O evangelho deste domingo revela um Pai humilde e misericordioso, que socorre os pequenos e empobrecidos. Depois de elevar uma oração confiante a Deus porque os pequeninos acolhem os valores do reino, Jesus nos apresenta três importantes apelos.

“Vinde a mim vós que estais cansados e fatigados”. O apelo é dirigido aos oprimidos pelos “sábios e inteligentes”. É um apelo a todos os que sentem o peso de uma religião moralista e permeada de normas proibitivas e que impede de chegar ao cerne da mensagem de Jesus. Sua religião é a religião da alegria. “Vinde a mim” é convite a uma vida nova que inclui a alegria da convivência, da solidariedade com os outros, de sentir o amor gratuito do Pai que quer o bem e a felicidade a todos os seus filhos e filhas e que os leva a encontrar a presença salvífica de Deus.

 “Tomai sobre vós o meu jugo que é suave e leve”. “Carregar o jugo” – expressão apreciada pelos rabinos – refere-se ao jugo das normas a serem assumidas pelos integrantes do grupo religioso e ao fardo pesado imposto pelo poder político opressor. A lei, que deve ser fonte de vida, acaba se tornando, nas mãos das “elites”, fardo insuportável. O jugo de Jesus é suave e não pesado, porque propõe novo caminho de vida, liberta de todo tipo de opressão, de pesos inúteis. Ele não bloqueia nem tortura a consciência dos pobres; ao contrário, a alivia e a liberta.

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. É o apelo constante que Jesus nos dirige ainda hoje. Sempre podemos e devemos aprender o jeito dele encarar a vida e a religião. Em Jesus, encontramos a esperança de libertação, o alívio e o descanso. Ele nunca quis complicar a vida de ninguém; ao contrário, ele a torna simples, leve e despojada, não a oprime nem a complica. “Aprendei de mim” é um alerta a não seguir “sábios e entendidos” que se fazem senhores da consciência do povo para manipulá-lo e que apresentam um Deus descomprometido com os pobres.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar