02 de fevereiro – Apresentação do Senhor | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
02 de fevereiro – Apresentação do Senhor

LEVANTAR E CAMINHAR PARA  A FRENTE

Diz um pensamento que a humildade é o mais alto grau da sabedoria. Faz sentido. A humildade nos dá abertura. A arrogância, ao contrário, fecha-nos à novidade. Os humildes estão sempre aprendendo. Não se dão por completos. Os arrogantes e orgulhosos podem parar no tempo. A celebração de hoje nos convida a meditar sobre o reino de Deus, o reino dos humildes.

O reino de Deus, ao contrário dos reinos que, ao longo da história se instalaram no mundo, é o reino dos pobres. Não é o reino da ostentação, das pompas e circunstâncias. Não é o reino do orgulho, da segregação, do poder dominador e cruel. O reino de Deus é acolhida, simplicidade, união das diferenças. É o reino do entendimento, da concórdia, da paz, do amor. É o reino daquele que se esvaziou por amor, daquele que, do alto da cruz, mesmo na dor, não desistiu do projeto do Pai: amar até o fim.

É nesse sentido que podemos meditar sobre o texto das bem-aventuranças. As bem-aventuranças são oito ilustrações de como se pode viver centrado no projeto de Deus. É um ensinamento sobre a relação entre o discípulo e o reino. Deus age na vida do discípulo. O grande esforço deste consiste em fazer o querer de Deus. Nisso consiste sua felicidade. Mas não é uma felicidade do “bem-bom”. A felicidade está na consciência de que sua vida é centrada em Deus. Mesmo nas perseguições.

Por isso, o seguimento implica, além da humildade, muita coragem. Quando Jesus diz “bem-aventurado”, ele quer dizer “levante, caminhe para frente”. Ou seja, a felicidade é um caminho. Ninguém é feliz no comodismo, no medo. A felicidade se faz caminhando. Todo dia. Mas não é um caminhar para lugar nenhum, tampouco na solidão. É um caminho partilhado com os irmãos na fé e na humanidade. O caminho da felicidade nos leva até Deus.

As bem-aventuranças nos mandam alargar o pensamento, não olhar somente para nosso umbigo, não ser indiferentes aos que têm fome e sede. Não ser medíocres, mas ajudá-los a levantar e caminhar com eles, assim como fez Jesus. Ele nunca temeu apoiar os mais sofredores, os aflitos, os famintos, os discriminados e dirigir-lhes palavras de esperança.

As bem-aventuranças são o anúncio de que Deus nos ama e está do nosso lado. Elas confirmam que dias melhores virão e que a situação de dor vai mudar. As bem-aventuranças nos asseguram que encontramos a felicidade vivendo na dinâmica do reino de Deus.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar