Notícias

29/04/2020

Maio: O mês dedicado a Santíssima Virgem Maria

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





“Quando Jesus viu a sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27).

Com essas palavras, o Evangelho de João revela a importância da Santa Mãe de Deus e a herança deixada pelo próprio Jesus: a relação estabelecida entre Maria e os cristãos. No início do mês de maio, o país comemora dia das mães e a Igreja celebra durante todo o mês de maio, a devoção a Nossa Senhora.

Durante o mês mariano, a Igreja convida o povo a rezar junto a Maria e a conhecer suas diversas devoções espalhadas pelo mundo. Em Maria os cristãos encontram refúgio, um colo de mãe, um exemplo de força e fé. Maria é reconhecida como advogada e auxiliadora dos cristãos, especialmente em tempos de aflição. Portanto, o mês de maio é um tempo especial de graças quando volta-nos para a intercessão de Maria.  

Para celebrar e aprofundar os estudos sobre a Virgem Maria, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos que ajudam o leitor a se aproximar e conhecer a história da mulher que gerou o Salvador do mundo e disse “Sim”, aos planos de Deus. São títulos que respondem as seguintes questões: Quem é Maria? O que Igreja ensina sobre ela? O que a Bíblia nos diz? Por que Nossa Senhora recebe tantos títulos? O que são os dogmas Marianos? Qual o sentido desse sentimento tão profundo, dos fiéis em relação à Maria? Os títulos a seguir resgatam a figura materna de Maria, sua santa devoção, orações e sua relevância para a história da salvação. Confira!

Nossa Senhora de todos os nomes Orações e história de 365 títulos marianos

Não é difícil pensar como nasceu à devoção a Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe. O forte amor que os primeiros discípulos a ela dedicavam passou a caracterizar também as demais gerações de cristãos, surgindo com o tempo diversos títulos marianos, associados a diferentes características da Mãe de Deus e a fatos de sua vida.  Assim, ao longo de dois milênios de Cristianismo, Maria ganhou muitos títulos e nomes, que, reunidos com a história de suas origens, culminaram neste livro Nossa Senhora de todos os nomes – Orações e história de 365 títulos marianos.

 

Aquela que acreditou – A vida oculta de Maria de Nazaré

Os textos do Novo Testamento pouco se referem à Maria, a Mãe de Jesus. Nesta obra, a autora conta, em forma de romance bíblico, e com pesquisa atualizada sobre o contexto da época, a história daquela que acreditou (Lc 1,45), desde seu nascimento até seus últimos dias em Jerusalém. A figura de Maria que emerge destas páginas é a de uma mulher simples, do povo, que viveu plenamente a vida humana, com suas agruras e tristezas, alegrias e realizações, colaborando com fidelidade no plano de salvação de Deus para toda a humanidade.

 

O que Maria tem a dizer às Mães de hoje

O presente discurso teológico-existencial sobre a maternidade de Maria procura articular-se com outros saberes humanos. Com a ajuda de algumas ciências humanas, especialmente a psicologia e a antropologia cultural, o autor pergunta-se: Em que consiste ser mãe? Como Maria exercitou sua missão de mãe? O que a maternidade de Maria diz também para mulheres e homens de hoje? Essa leitura situa-se na linha da “teologia espiritual”, de cunho existencial. 

 

 

Maria mulher de Deus e dos pobres – Releitura dos dogmas marianos

Quem é Maria? Muito foi dito e escrito sobre ela. Mas será a verdadeira Maria a mesma da doutrina da fé? Será a da devoção dos crentes? Qual o sentido desse sentimento tão profundo, detectado nas pessoas, com relação a Maria? Que motivos há para que milhares de pessoas se reúnam em seus santuários para orar e experimentar o consolo e a ternura de Deus por meio dela? O propósito deste livro é resgatar a figura de Maria a partir de uma releitura dos dogmas marianos.

 

 

Iconografia de Aparecida – Teologia da Imagem

A obra é fruto da reflexão e pesquisa sobre o tema da iconografia de Nossa Senhora Aparecida. Através da contribuição de teólogos, historiadores e especialistas em arte sacra, podemos compreender a teologia da imagem de Maria, numa abordagem bíblica, teológica e pastoral, partindo da imagem de Aparecida e de sua mensagem para a caminhada de fé da Igreja.