Nossa Senhora de todos os nomes – Orações e história de 365 títulos marianos | Paulus Editora

Releases

10/09/2019

Nossa Senhora de todos os nomes – Orações e história de 365 títulos marianos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Nossa Senhora de todos os nomes
Autor (a): Frei Darlei Zanon
Acabamento: Brochura
Formato: 12 (larg) x 18 (alt)
Páginas: 584
Área de interesse: Devocional

Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse a sua mãe: Mulher, eis aí o seu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. E, dessa hora em diante, o discípulo recebe-a em sua casa (Jo, 26-27).

Cada vez que a mãe de Jesus Cristo participa da vida e da história de um de seus filhos e filhas, é invocada de maneira diferente. Assim, ao longo de dois milênios de Cristianismo, Maria ganhou muitos títulos e nomes, que, reunidos com a história de suas origens, culminaram no livro Nossa Senhora de todos os nomes – Orações e história de 365 títulos marianos, escrito por Frei Darlei Zanon e publicado pela PAULUS Editora.

O forte amor que os primeiros discípulos a ela dedicavam passou a caracterizar também as demais gerações de cristãos, surgindo com o tempo diversos títulos  marianos, associados a diferentes características da Mãe de Deus e a fatos da sua vida.

De acordo com o livro, assim surgiram os dogmas: Maternidade Divina, Imaculada Conceição, Virgindade Perpétua e Assunção. Também as devoções relacionadas a momentos fortes da sua vida: Anunciação, Natividade, Desterro, Apresentação, Visitação, Dores, entre outros.

Além dos títulos citados, Nossa Senhora é conhecida pelos fiéis do mundo inteiro pelas devoções ligadas aos traços de sua personalidade e dons, entre elas: Auxiliadora, Alegria, Consolata, Piedade, Graças, Glória, Imaculado Coração, entre outros.

O livro também descreve sobre os títulos ligados a santuários e imagens especiais: Aparecida, Candelária, Altagracia, Almudena, Lapa, Loreto, Penha, entre outros; e os títulos provenientes de suas aparições, considerados momentos fortes de manifestação da sua santidade e amor à humanidade: Guadalupe (México), Fátima (Portugal), Medjugorje (Bósnia-Herzegóvina),  Salette (França), entre outros. Em suma, a mãe de Jesus Cristo começou a ser invocada de forma singular, de acordo com cada ocasião.

Frei Darlei Zanon reuniu e pesquisou, cuidadosamente, as principais devoções marianas. Como o próprio título sinaliza, o leitor encontra na segunda edição da obra revista e ampliada 365 histórias sobre Nossa Senhora, que explicam origens e porquês de sua adoção. Após a breve explanação, segue a oração pertinente ao título mariano.

Ao final do livro, os títulos de Nossa Senhora estão relacionados aos doze meses do ano e ao seu dia correspondente, relacionando assim as festas litúrgicas ligadas a Nossa Senhora. Há, também, um índice temático que auxilia na localização do nome mariano e sugere em quais situações ele pode ser empregado.

Darlei Zanon é religioso paulino, natural de Carlos Barbosa (RS). Após a formação em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), e Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (FAJE), especializou-se em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero (SP), com mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Autor de diversos livros e artigos, possui grande experiência no campo editorial, atuando no Brasil, em Portugal e na Itália. Atualmente é diretor Editorial da PAULUS no Brasil.