MISSA DO DIA (dia 20, domingo) | Paulus Editora

Liturgia Diária
MISSA DO DIA (dia 20, domingo)

PENTECOSTES

(vermelho – ofício da solenidade)

Vindos de diversos lugares com os dons concedidos pelo Espírito de Deus, reunimo-nos para a solenidade de Pentecostes. O sopro divino desce sobre nós e nos congrega na mesma fé e numa só família, na alegria e na fraternidade. A Igreja, iluminada pelo Espírito criador, se renova e se fortalece na missão.

Primeira Leitura: Atos 2,1-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciar as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 103(104)

Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.

  1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas! – R.
  2. Se tirais o seu respiro, elas perecem / e voltam para o pó de onde vieram. / Enviais o vosso espírito e renascem / e da terra toda a face renovais. – R.
  3. Que a glória do Senhor perdure sempre, / e alegre-se o Senhor em suas obras! / Hoje, seja-lhe agradável o meu canto, / pois o Senhor é a minha grande alegria! – R.
Segunda Leitura: 1 Coríntios 12,3-7.12-13

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios – Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 20,19-23

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Sequência (cantada ou rezada- antes do evangelho)

(CD: Envia teu Espírito, Senhor, faixa 3 – Paulus)

  1. Espírito de Deus, / enviai dos céus /: um raio de luz!
  2. Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações /: vossos sete dons.
  3. Consolo que acalma, / hóspede da alma, /: doce alívio, vinde!
  4. No labor descanso, / na aflição remanso, /: no calor aragem.
  5. Enchei, luz bendita, / chama que crepita, /: o íntimo de nós!
  6. Sem a luz que acode, / nada o homem pode, /: nenhum bem há nele.
  7. Ao sujo lavai, / ao seco regai, /: curai o doente.
  8. Dobrai o que é duro, / guiai no escuro, /: o frio aquecei.
  9. Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, /: vossos sete dons.
  10. Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, /: alegria eterna. :/ /: Amém.

REFLEXÃO

A paz é o primeiro dom que o Ressuscitado oferece à comunidade reunida no primeiro dia da semana, com as portas trancadas por medo. “A paz esteja com vocês”. Paz que é plenitude de vida e possibilidade de devolver aos medrosos a coragem para proclamá-la à humanidade, tão carente de paz. Talvez a paz esteja cada vez mais longe, porque continuamos acuados e não somos corajosos o suficiente para levar adiante o projeto de Jesus. Para não ser confundido com um fantasma, Jesus mostra as mãos e o lado, sinais da sua entrega por amor. Os discípulos se alegram por verem o Senhor. A seguir, ele os envia em missão, a mesma que ele realizou. Para animar a comunidade a viver a reconciliação, Jesus lhe envia o Espírito Santo, força que cria e renova o íntimo das pessoas. É o mesmo Espírito que sustentou a missão de Jesus para realizar o projeto de Deus. A paz, a harmonia, a alegria e a reconciliação fazem parte da comunidade cristã, convidada a levar esses valores para o meio da sociedade, tão marcada pela intolerância e violência.

(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar