Dicas de leitura: Nossa Senhora de Fátima | Paulus Editora

Notícias

11/05/2021

Dicas de leitura: Nossa Senhora de Fátima

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





“A treze de maio na cova da Íria / Do céus aparece a Virgem Maria”

No próximo dia 13 de maio, a Igreja celebra a memória de uma das aparições mais difundidas em todo o mundo: Nossa Senhora de Fátima.

Em Portugal, no dia 13 de maio de 1917, a Virgem apareceu para três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. As três crianças, que tinham entre 10 e 7 anos, eram analfabetas e ajudavam a família simples nos trabalhos do campo. Naquele dia 13 de maio, ao meio-dia, eles rezaram o terço, mas sem muita vontade, para voltar logo para a brincadeira. Logo, viram Nossa Senhora próxima a uma árvore. Ela pediu que as crianças rezassem o terço novamente e que voltassem sempre naquele local a cada dia 13. Por sete meses, Nossa Senhora voltou ao local para encontrar as crianças e, com elas, diversos fiéis que passaram a presenciar a aparição, mas só as três crianças conseguiam vê-la.

Naqueles encontros, Nossa Senhora pedia que o povo orasse, fizesse penitência e se convertesse, além de previsões que foram confirmadas no futuro, como o atentado que o Papa São João Paulo II sofreria em 1981. Nossa Senhora pedia aos pastores: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”.

No local das aparições, foi erguido um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima, que tornou-se um dos mais importantes santuários marianos do mundo, recebendo cerca de 6 mil pessoas por ano.

Para celebrar esta data, a PAULUS Editora sugere títulos que falam sobre a importância de Nossa Senhora para a história do cristianismo e para a vida de fé de todo cristão católico. Que neste dia, em que celebramos a memória de Maria sob a invocação de Nossa Senhora de Fátima, possamos aumentar nossa fé e confiança na Santa Mãe de Deus. Confira as sugestões:

Aparições de Nossa Senhora – Suas mensagens e milagres

 

Este livro revela as mensagens e milagres de Nossa Senhora em suas principais aparições, como Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Aflitos, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Fátima, bem como o posicionamento e as orientações da Igreja sobre este assunto.  O autor Ernesto N. Roman  convida o leitor a conhecer cada vez mais as aparições e mensagens de Nossa Senhora – incluindo algumas ainda não aprovadas oficialmente, mas que o povo simples acata e nas quais confia, fazendo-os viver a doutrina do evangelho. Saiba mais.

 

 

 

Nossa Senhora de todos os nomes

 

Ao longo de dois milênios de Cristianismo, Maria ganhou muitos títulos e nomes, que, reunidos com a história de suas origens, culminaram no livro “Nossa Senhora de todos os nomes – Orações e história de 365 títulos marianos”, escrito por Frei Darlei Zanon e publicado pela PAULUS Editora. O livro também descreve sobre os títulos ligados a santuários e os títulos provenientes de suas aparições, considerados momentos fortes de manifestação da sua santidade e amor à humanidade: Guadalupe, Fátima, Medjugorje,  Salette, entre outros. Saiba mais.

 

Novena Nossa Senhora de Fátima

 

Nossa Senhora de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria. Segundo relatos e a Igreja Católica, ela teria aparecido repetidamente a três crianças, em maio de 1917, na cidade de Fátima, Portugal. A santa contemplação de Maria incitou-as, de fato, à oração confiante, à prática da penitência e ao santo temor de Deus. E tal é o objetivo desta novena: introduzir-nos num plano de fé, esperança e amor, lugar onde deve se assentar a base fundamental de toda a nossa vida. Saiba mais.

 

Nossa Senhora para crianças: Livro de colorir

 

A obra “Nossa Senhora para crianças: Livro de colorir” traz uma proposta dinâmica de catequizar e ensinar às crianças a devoção a Maria, Mãe de Deus. A publicação escrita por padre Silvio Ribas, ssp, faz parte da Coleção Amiguinhos de Deus, organizada pela PAULUS Editora. De acordo com o autor, por meio de atividades lúdicas, as crianças poderão se divertir e ao mesmo tempo aprender, com o auxílio de um adulto, a história de Maria de Nazaré e as principais devoções a Santa Mãe de Deus. Saiba mais.

 

Bem-aventurada – Estudo popular sobre Maria, a Mãe de Jesus

 

Na obra “Bem-aventurada – Estudo popular sobre Maria, a Mãe de Jesus”, o leitor é convidado a se debruçar sobre o que a Bíblia ensina a respeito de Maria, o que o Magistério da Igreja definiu sobre ela e, como o povo gosta de chamá-la. O autor Pe. José Grzywacz afirma que a publicação reúne material útil e necessário para o conhecimento da vocação, da missão e da função de Maria na vida de Jesus, da Igreja e na vida dos cristãos.  A obra é fruto de leitura e consulta a mais de 90 livros sobre “aquela que acreditou”. Saiba mais.

 

 

Maria na liturgia e na piedade popular

 

Organizado por Pe. Valdivino Guimarães, o livro “Maria na liturgia e na piedade popular” traz as reflexões das palestras realizadas no X Congresso Mariológico, realizado em 2016, em Aparecida (SP). O livro reúne textos de competentes teólogos e pastoralistas que ajudam a conhecer, amar e aprofundar a compreensão de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a partir da fé da Igreja. De acordo com o autor, a obra tem por objetivo valorizar as muitas manifestações da Virgem Maria na piedade popular. Além disso, deseja melhorar o entendimento das devoções marianas nos lugares onde se faz necessário, a partir da boa-nova de Jesus Cristo. O livro faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba. Saiba mais.

 

Ave Maria  – Papa Francisco

 

No livro “Ave Maria”, o  Papa Francisco aborda o mistério de Maria percorrendo verso por verso a oração Ave-Maria, num diálogo vivo e fecundo com Padre Marco Pozza, teólogo e capelão do Presídio de Pádua, na Itália. Na segunda parte do livro, escrita por Marco Pozza, a Ave-Maria entra em um presídio, sinal e meio de conversão e consolo. Ao longo do capítulo, o sacerdote traz o relato da experiência dos presidiários com a fé e Maria. Saiba mais.