Notícias

12/11/2020

Confira 5 títulos infantis em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





 

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Pensando na importância de dialogar com as crianças sobre o tema, a PAULUS Editora selecionou cinco obras com histórias marcantes que poderão trazer reflexões acerca dessa data tão importante para o país.

Chica da Silva

 

O personagem João da Silva Oliveira tem mito em comum com uma das figuras mais populares do país. Proveniente de família humilde, ele, por ser pobre e negro, sofre muito preconceito dos demais colegas. Em Chica da Silva, da PAULUS, o leitor irá descobrir as semelhanças entre os dois e conhecer, de forma leve e divertida, um pouco mais da história dessa grandiosa brasileira.

 

 

Mãe África – mitos, lendas, fábulas e contos 

A obra é uma coletânea de trinta e uma histórias dos vários povos africanos. “Todas as histórias aqui são recontos!”, afirma Celso Sisto, que assina a obra. “Isso quer dizer que as reescrevi a partir de uma base, ou seja, a partir de um outro texto escrito ou oral. Não inventei nada, apenas vou contando as histórias do meu jeito. Portanto, essas histórias são heranças do tempo e patrimônio de todos”, ressalta o autor.

 

 

 

Cantar era o seu sonho

 

 

Nascida em Valença, Rio de Janeiro, ela conheceu a música ainda pequenina, quando a mãe entoava cantigas de ninar para fazê-la dormir. Um pouco mais crescida, cantava e dedilhava a viola do pai… trazia na cor de sua pele a magia e o ritmo da África, transformando-se, mais tarde, num elo entre as duas culturas.

 

 

O mercador de sorrisos 

 

A obra O mercador de Sorrisos, de Édimo de Almeida Pereira traz reflexões acerca da felicidade. O enredo se dá em uma aldeia, durante uma contação de histórias, onde Oyagbami, “a velha” da tribo, com o olhar de quem sabe o mundo, conta que, certa vez, apareceu por lá um vendedor que arrastava consigo uma grande arca abarrotada de sorrisos. Ele negocia com os aldeões sorrisos em troca de objetos com qualquer tipo de valor, especialmente, valor sentimental.

 

Teté de Abaeté

 

Escrito nas versões português e inglês, o livro Teté do Abaeté traz em seu enredo a história de uma mãe que, descendente de escravos e analfabeta, teve que trabalhar desde muito cedo e prometeu um futuro diferente ao seu filho.  No início da obra, o leitor encontra uma saudosa lembrança de Teté sobre as histórias contadas pelas lavadeiras – entre elas, sua mãe e avó -, na Lagoa de Abaeté, situada na área de proteção ambiental no Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador.