O Mercador de Sorrisos | Paulus Editora

Releases

25/08/2020

O Mercador de Sorrisos

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: O mercador de sorrisos
Autor: Édimo de Almeida Pereira
Ilustradora: Denise Nascimento
Catálogo: Infantil
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Literatura, infantil

É possível negociar um sorriso, uma lente que enxerga a alma e até mesmo a esperança? Com os mercadores dessa história, sim, é possível!

“Com esperança, as dores mais secretas de cada pessoa se dissiparam”, disse a velha Oyagbami.

Três mercadores, três propostas e três negociações que marcaram uma aldeia. Com uma lente e um espelho é possível enxergar que um sorriso no rosto pode não representar a felicidade. Mas que as verdadeiras histórias, cheia de sentimentos distintos, podem ser a chave para a esperança.

A obra O mercador de Sorrisos, de Édimo de Almeida Pereira traz reflexões acerca da felicidade. O enredo se dá em uma aldeia, durante uma contação de histórias, onde Oyagbami, “a velha” da tribo, com o olhar de quem sabe o mundo, conta que, certa vez, apareceu por lá um vendedor que arrastava consigo uma grande arca abarrotada de sorrisos. Ele negocia com os aldeões sorrisos em troca de objetos com qualquer tipo de valor, especialmente, valor sentimental.

Muitas pessoas procuraram o vendedor e rapidamente a arca de sorrisos se esvaziou. O mercador foi embora e deixou cada qual com o seu sorriso. Oyagbami continua a história ao narrar que na mesma aldeia, pouco depois, apareceu outro mascate, dessa vez, com uma arca cheia de lentes e espelhos. Esses poderiam refletir a alma das pessoas. Mas, em troca ele exigia “sorrisos”. E os curiosos que experimentavam a troca, conseguiam enxergar por trás de cada sorriso, um vazio, uma angústia.  O mercador partiu dando lugar a outro mercador, esse trouxe uma arca transbordando de esperança.

Dessa vez, o mascate não exigiu objetos com valores afetivos e nem sorrisos. Quem quisesse uma porção de esperança deveria gentilmente oferecer uma história, que seria guardada no fundo de sua arca. Com brevidade, simplicidade e muito lirismo, o autor mostra grande sensibilidade dos anseios humanos. O sutil suspense instaurado a partir da escrita de Édimo de Almeida Pereira se enlaça ao trabalho da ilustradora Denise Nascimento. As ilustrações possibilitam que o leitor mergulhe profundamente nessa reflexão entre o verdadeiro valor das perdas e ganhos. “O mercador de sorrisos é uma obra que guarda a serenidade essencial para a travessia dos tempos atuais”, diz a ilustradora Denise Nascimento.

Édimo de Almeida Pereira é bacharel em Direito e doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF). Escultor, musicista, autor de diversos livros, além de artigos e resenhas em revistas especializadas.

Denise Nascimento é designer, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ilustrou vários livros de Literatura Infantojuvenil. Seu trabalho faz parte do catálogo Patrimônio e Leitura (2007) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos catálogos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) organizados para a Feira do Livro de Bolonha nos anos de 2007, 2009 e 2013, além de já ter sido exposto na Bienal de Ilustrações de Bratislava (2007), na Eslováquia.