59. Primeira Carta aos Coríntios | Paulus Editora

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18/01/2024

59. Primeira Carta aos Coríntios

Por Nilo Luza

Corinto era uma das mais importantes e prósperas cidades da Grécia antiga. A riqueza tornou os habitantes muito gananciosos e insensíveis à realidade do povo pobre. Era uma cidade rica em cultura com várias escolas filosóficas. Era um grande centro comercial cosmopolita, com dois portos (Cencreia e Lequeu). Além disso, havia muita imoralidade, por causa da mistura de raças e religiões. Havia muitos templos dedicados às divindades gregas.

A comunidade foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária, por volta de 50 d.C. Lá permaneceu por um ano e meio. Havia muitas divisões dentro da comunidade. Uma das finalidades da Carta era acabar com os partidarismos que havia na comunidade em torno de pregadores. E a Carta foi escrita em Éfeso por volta de 55/56 d.C., em sua terceira viagem missionária. A comunidade era formada por judeus e gregos convertidos, e constituída principalmente por pobres e escravos.

Juntamente com Romanos, segunda Carta aos Coríntios e Gálatas, a primeira Carta aos Coríntios faz parte das assim chamadas “quatro grandes cartas” paulinas. Esta Carta revela a realidade de uma comunidade formada por homens e mulheres, com suas fraquezas e limitações, que revelam as dificuldades em reconhecerem-se “corpo de Cristo”. É na realidade desta comunidade que Paulo quer levar o evangelho de Cristo. Podemos dividir a Carta em três partes, antecedidas por um prólogo e seguidas por uma conclusão.

Prólogo (1Cor 1,1-9): Paulo se apresenta como apóstolo de Cristo, juntamente com Sóstenes, e saúda a comunidade de Corinto com a graça e a paz. A seguir apresenta os agradecimentos, introduzidos pela ação de graças.

1. Divisões na comunidade (1Cor 1,10-4,21): Havia quatro partidos que estavam ligados aos pregadores (Paulo, Apolo, Cefas, Cristo). Havia conflitos entre ricos e pobres, Paulo toma a defesa dos pobres e fracos.

2. Escândalos contra o testemunho (1Cor 5-6): Paulo enfrenta três principais problemas: a) questão do incesto (alguém vivendo com a madrasta); b) pessoas cometendo injustiças contra membros da comunidade; c) a santidade do corpo, pois ele é a morada do Espírito Santo. Aconselha que as questões sejam resolvidas na comunidade (não nos tribunais).

3. Resposta a diversos problemas (1Cor 7-15). Esta parte pode ser subdividida em quatro tópicos:

a) Estados de vida (1Cor 7): Aqui Paulo responde a questões familiares: pessoas casadas, solteiras, separadas, casamentos mistos, circuncisão, virgindade.

b) Carnes oferecidas aos ídolos (1Cor 8-10): Apresenta esclarecimentos sobre a participação nos cultos às divindades gregas. Mesmo tendo direito às carnes sacrificadas, aconselha evitá-las para não escandalizar os fracos na fé. Chama atenção para o respeito aos pequeninos. Por fim, Paulo se apresenta como modelo a seguir.

c) Assembleias litúrgicas (1Cor 11-14): São esclarecimentos sobre dúvidas litúrgicas: os cabelos das mulheres e dos homens; a celebração da ceia não pode provocar conflitos na comunidade; por fim, trata da questão dos carismas que devem ser dons para o serviço e não para provocar divisão. O texto (1Cor 14,33b-35) provavelmente é tardio, portanto não seria de Paulo. Merece destaque o hino do amor (1Cor 13).

d) A ressurreição (1Cor 15): Paulo reafirma a fé na ressurreição, pois o tema da ressurreição não era tão valorizado no judaísmo nem no mundo greco-romano. Cristo ressuscitado é o fundamento da nossa fé. A ressurreição de Cristo marca o início de uma humanidade nova.

Conclusão (1Cor 16): Paulo trata da coleta em benefício da comunidade de Jerusalém e o desejo de visitar novamente a comunidade de Corinto.

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