54. Evangelho segundo Lucas | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

16/08/2023

54. Evangelho segundo Lucas

Por Nilo Luza

Lucas é considerado autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. O primeiro trata da vida de Jesus, o segundo dos inícios da Igreja. A obra foi atribuída a Lucas pela tradição da Igreja no 2º século d.C. Lucas foi “querido médico” de Paulo (Cl 4,14) e seu colaborador na missão (Fm 24; 2Tm 4,11). O Evangelho surgiu por volta de 85-90 d.C., depois da destruição templo e de Jerusalém. A redação final do Evangelho segundo Lucas provavelmente foi feita pelos discípulos de Paulo da segunda geração cristã. Os estudiosos dizem que o local da redação seria Antioquia ou Éfeso. Os destinatários são comunidades grego-ramonas paulinas. O Evangelho de Lucas é conhecido como uma “história religiosa”, que nos fala de Cristo e sua mensagem. Para compor seu Evangelho, Lucas se utilizou de algumas fontes: pesquisou sobre os ditos de Jesus (fonte Q); informações recolhidas junto algumas testemunhas oculares; o Evangelho de Marcos já circulava nas comunidades lucanas quando foi redigido o Evangelho e foi uma fonte para Lucas: “Também eu decidi escrever uma narração bem ordenada, depois de ter investigado cuidadosamente todas as coisas desde o princípio” (Lc 1,3). O “ilustre Teófilo” (Lc 1,3) pode ter sido alguém que financiou a obra de Lucas ou, mais precisamente, representaria os leitores do evangelho que seriam chamados “amigos de Deus” (= teófilos).

Apesar dessa fundamentação literária, Lucas é um evangelho nascido da fé de uma comunidade e fundada numa tradição, mais do que uma obra individual. O Evangelho de Lucas começou no templo de Jerusalém com Zacarias (Lc 1,8-9) e é lá que deve terminar (Lc 24,53). O Evangelho de Lucas apresenta o caminho de Jesus, que se realiza na história humana. O caminho de Jesus inicia o processo da libertação na história dos pobres e oprimidos. Alguns traços do evangelho merecem destaque: Jesus é apresentado pelo evangelho o Salvador do mundo; a presença do Espírito Santo que acompanha e anima a missão de Jesus e seus seguidores; os pobres têm destaque neste evangelho, Jesus foi enviado para os pobres; as mulheres são acolhidas e valorizadas por Jesus, mesmo em tempo que elas são pouco valorizadas; sobressai a misericórdia de Deus na prática de Jesus; o conflito entre pobreza e riqueza; a universalidade da missão de Jesus… Podemos dividir o Evangelho segundo Lucas em quatro partes.

1. João Batista e Jesus (Lc 1,1-4,13). Depois de um breve prólogo, onde fala das fontes de sua pesquisa e o destinatário, Teófilo (amigo de Deus), para provar a solidez de sua pesquisa, entra no “Evangelho do Infância” (Lc 1,5-2,52), onde encontramos: duas anunciações, dois nascimentos e duas celebrações de nascimentos. A comparação serve para destacar a diferença entre os dois: João e Jesus. João aparece como aquele que prepara o caminho para o Messias. Além disso, temos a preparação de Jesus para a missão: batismo, tentação no deserto.

2. Atividade de Jesus na Galileia (Lc 4,14-9,50). Nestes capítulos, Jesus circula pela Galileia, região norte da Palestina. Com sua atuação, Jesus proclama o reino de Deus com mensagens e atos. Nesta seção, dos dezoito milagres do evangelho, quatorze são realizados na Galileia. Como podemos perceber, a principal atuação de Jesus foi na Galileia. 3. Viagem a Jerusalém (Lc 9,51-19,44). Esta é a parte mais original do Evangelho de Lucas, é a grande viagem da Galileia a Jerusalém. Nesta viagem, Jesus aparece como Mestre que procura ensinar os discípulos sobre vários assuntos: a missão dos seguidores, a oração, o uso das riquezas, parábolas da misericórdia, o significado do Reino de Deus….

4. Jesus em Jerusalém (Lc 19,45-24,53). Em Jerusalém, Jesus ensina no templo. Entra em confronto com as autoridades políticas e religiosas. Jesus é julgado e condenado à morte como um criminoso (crucificado). Depois disso, apresenta as aparições após o Pai ressuscitá-lo dos mortos. Tudo acontece em Jerusalém e arredores. Por fim, o Evangelho termina: Jesus preparando os discípulos para que, daí em diante, continuem a missão iniciada por ele. Com sua subida ao céu, ausenta-se na carne.

nenhum comentário