Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

21

Todos sofrem as conseqüências -* 1 Recebi esta mensagem de Javé: 2 «Criatura humana, vire-se para a direita, fale voltado para o sul, profetize contra a floresta do Negueb. 3 Para a floresta do Negueb você dirá: Ouça a palavra de Javé! Assim diz o Senhor Javé: Estou pronto para atear fogo em você, um fogo que queimará todas as árvores verdes e secas. Ninguém conseguirá apagar a labareda e todos os rostos se queimarão, desde o Negueb até o norte. 4 Então todos verão que eu, Javé, acendi esse fogo, e ele não se apagará». 5 Então eu disse: «Ah! Senhor Javé, eles dizem que eu sou um contador de fábulas

6 Então recebi uma nova mensagem de Javé, que dizia: 7 «Criatura humana, vire-se para o lado de Jerusalém, fale voltado para o santuário, profetizando contra a terra de Israel. 8 Você dirá à terra de Israel: Assim diz Javé: Agora estou contra você. Vou tirar da bainha a minha espada para matar tanto o justo como o injusto. 9 que vou matar tanto o justo como o injusto, então a minha espada sairá da bainha contra todos, de norte a sul. 10 Assim todos ficarão sabendo que fui eu, Javé, que tirei a espada da bainha, e que ela não voltará atrás. 11 Você, criatura humana, deve gemer encurvado, deve chorar com toda a amargura, bem diante deles. 12 Então eles vão lhe perguntar: ‘Por que você está gemendo?’ Aí você responderá: ‘Porque todos os corações se derreterão quando chegar uma notícia, todas as mãos desfalecerão, todos os ânimos vacilarão e todos os joelhos fraquejarão. A notícia está chegando e vai se cumprir - oráculo do Senhor Javé’ «.

13 Recebi de Javé a seguinte mensagem: 14 «Criatura humana, profetize e diga a eles: Assim diz Javé: Espada, espada afiada e polida! 15 Afiada para matar de verdade, e polida, também para brilhar... 16 Ela foi bem polida, pronta para ser empunhada. Ele afiou a espada e também a poliu, para colocá-la na mão de alguém disposto a matar. 17 Clame e grite, criatura humana, porque ela vai contra o meu povo, contra todos os chefes de Israel. Eles foram entregues à espada junto com o meu povo. Ponha a mão na cabeça, 18 porque é uma provação... - oráculo do Senhor Javé.

19 Criatura humana, profetize e bata palmas. Que a espada se duplique e se triplique; é a espada que massacra, a grande espada do massacre que os mantém encurralados. 20 Dessa forma, o coração palpita e as vítimas se multiplicam: em toda porta coloquei a morte pela espada, espada feita para brilhar, polida para matar. 21 Golpeie à direita, golpeie à esquerda, vire o corte para onde for preciso. 22 Eu também vou bater palmas e derramar o meu furor. Eu, Javé, eu falei».

23 Recebi a seguinte mensagem de Javé: 24 «Criatura humana, trace dois caminhos para a passagem da espada do rei da Babilônia. Os dois caminhos sairão do mesmo país. Na entrada de cada caminho, coloque uma seta que mostre o rumo para uma cidade. 25 Trace um caminho para que a espada chegue a Rabá dos amonitas e também a Judá, que tem sua fortaleza em Jerusalém. 26 Isso porque o rei da Babilônia está na encruzilhada, para tirar a sorte. Ele agita as flechas, consulta os ídolos domésticos e examina um fígado. 27 Em sua mão direita ele tem a sorte lançada: Jerusalém. Por isso, ele prepara os aríetes, ordem de atacar, solta o grito de guerra, coloca os aríetes contra as portas da cidade, constrói aterros, ergue torres de assalto. 28 Para os habitantes de Jerusalém, isso parece uma resposta falsa, pois fizeram juramento solene. O rei da Babilônia, porém, os acusa de infidelidade e os faz prisioneiros. 29 Por isso, assim diz o Senhor Javé: Vocês provocaram a lembrança do seu próprio crime, quando as revoltas de vocês foram descobertas, quando os pecados de vocês se tornaram visíveis em tudo o que faziam. Por isso, vocês atraíram a atenção sobre si mesmos e serão capturados à força. 30 Quanto a você, chefe de Israel, ímpio e perverso, seu dia chegou, chegou a hora do castigo final. 31 Assim diz o Senhor Javé: Tirem dele o turbante, arranquem dele a coroa. Nada vai continuar como antes. O que é baixo será elevado e o que é alto será rebaixado. 32 Ruína! Ruína! Transformo tudo em ruínas! Mas isso não acontecerá enquanto não chegar aquele que deverá realizar o julgamento. É a ele que eu confiei tudo isso.

33 Criatura humana, profetize, dizendo: Assim diz o Senhor Javé contra os amonitas e seus insultos: Espada! Espada fora da bainha para matar! Espada polida para o massacre, polida para brilhar! 34 Para cortar a cabeça dos injustos, dos maus, cujo dia está chegando, na hora do castigo final. Enquanto isso você cultiva visões ilusórias e recebe adivinhações mentirosas.

35 Coloque de novo a espada na bainha. Vou julgar você no lugar em que foi criado, no país onde nasceu. 36 Derramarei o meu furor sobre você, soprarei sobre você o fogo da minha ira. Vou entregar você nas mãos de homens bárbaros, especialistas em destruir. 37 Você vai ser devorado pelo fogo, o seu sangue será espalhado pelo país, e ninguém mais se lembrará de você. Eu, Javé, eu falei».




* 21,1-37: Usando as imagens do fogo e da espada, Ezequiel descreve cruamente a invasão babilônica e o cerco de Jerusalém, motivados historicamente por Sedecias, que se revoltou contra Nabucodonosor, violando o pacto de vassalagem. A nação toda teve de pagar caro por essa imprudência política, pois o país foi destruído, e aconteceu uma nova deportação.

Ezequiel garante que o julgamento de Javé atinge tanto o justo como o injusto (vv. 8-9). Será que ele está negando o que já havia afirmado no capítulo 18? Aqui, mais uma vez, é necessário distinguir entre culpa e conseqüência: quando uma nação é arruinada pelo erro de seus dirigentes, todo o povo sofre as conseqüências, embora diretamente não tenha culpa. Isso deve levar o povo a refletir, para aprender da experiência histórica. Hoje, tal aprendizado é particularmente importante, principalmente quando o povo elege seus dirigentes.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002