Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

49

Vocação e missão do Servo de Javé -* 1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. 2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de flechas. 3 Ele me disse: «Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você». 4 Eu então respondi: «Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças à toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus». 5 Agora fala Javé, que desde o ventre me formou para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) 6 Ele diz: «É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para reerguer as tribos de Jacó, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra». 7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: «Os reis verão e ficarão de , os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você».

8 Assim diz Javé: Na ocasião favorável eu respondi a você, e no dia da salvação eu o ajudei; preparei e designei você para ser a aliança do povo, para reerguer o país, para redistribuir as propriedades arrasadas, 9 para dizer aos cativos: «Saiam!» E aos que estão nas trevas: «Venham para fora

Volta para a pátria -* Como rebanho, eles pastarão em todos os caminhos, em qualquer colina seca encontrarão pastagem. 10 Não passarão fome nem sede; não serão molestados pelo calor nem pelo sol, pois aquele que se compadece deles os conduzirá e os guiará para onde fontes de água. 11 Transformarei meus montes em caminhos, minhas estradas serão niveladas. 12 Vejam! Uns vêm de longe, outros do norte e do ocidente, e outros da terra de Siene. 13 Céus, gritem de alegria! Terra, alegre-se! Montanhas, rompam em aclamações, pois Javé consola o seu povo e se compadece dos seus pobres.

14 Sião dizia: «Javé me abandonou, o Senhor me esqueceu15 Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você. 16 Veja! Eu tatuei você na palma da minha mão; suas muralhas estão sempre diante de mim. 17 Aqueles que vão reconstruir você apertam o passo; os que a derrubaram e destruíram se foram embora. 18 Lance um olhar ao redor e veja: todos se reúnem para vir até você. Juro por minha vida - oráculo de Javé -: todos eles serão para você como veste preciosa, como cinto de noiva. 19 Os seus lugares arrasados, as suas ruínas, o país devastado serão estreitos demais para seus habitantes, enquanto vão longe aqueles que devoravam você. 20 Os filhos que você havia perdido ao seu ouvido lhe falarão: «Meu lugar é muito estreito, aumente um pouco para que eu tenha onde morar». 21 Você, então, ficará pensando: «Quem gerou esses filhos para mim? Pois eu perdi meus filhos e sou estéril, estava no cativeiro e rejeitada; quem os criou para mim? Deixaram-me sozinha; e estes, de onde vieram22 Assim diz o Senhor Javé: «Olhe! Com a mão eu faço um sinal para as nações, ergo a minha bandeira para os povos e, então, no colo e nos ombros eles trarão os filhos e as filhas que pertencem a você. 23 Os reis serão para você tutores e as princesas serão amas-de-leite. Com o rosto por terra, prestarão homenagem a você, lamberão a poeira de seus pés, e você ficará sabendo que eu sou Javé, aquele que nunca decepciona quem nele confia. 24 Pode alguém tirar de um valente aquilo que ele agarrou, ou livrar um prisioneiro da mão do vencedor? 25 Assim diz Javé: O prisioneiro será tirado da mão do homem valente e aquele que o violento agarrou, vai lhe escapar. Pois eu discutirei com aqueles que discutem com você, e eu mesmo salvarei os filhos que lhe pertencem. 26 Farei seus opressores comerem a própria carne; e com o próprio sangue eles se embriagarão, como de vinho novo. Então todo mundo saberá que eu sou Javé, salvador de você, e que o seu redentor é o Poderoso de Jacó.




* 49,1-9a: É o segundo «cântico do Servo de Javé» (cf. nota em 42,1-9). Aqui se descrevem as características da missão profética: desde o início (ventre), o Servo recebe a missão (o nome) de anunciar a palavra de Javé para reunir e restaurar seu povo disperso. Essa restauração implica reunir e organizar o povo, liderando-o no movimento da libertação: isso implica a reorganização político-social e a justa distribuição de terras (vv. 8-9a). Mas a missão do Servo ultrapassa as fronteiras de uma nação, pois fará com que o povo da aliança se torne luz para os outros povos.



* 9b-26: O profeta já antevê a repatriação dos exilados: eles chegam de todas as partes a Jerusalém, antes destruída e abandonada; os muros são reconstruídos e o povo que volta é como vestido novo para a cidade; o país é repovoado e as outras nações que oprimiam Israel se submetem, porque Javé ama seu povo e o vinga dos inimigos, que agora se devoram mutuamente. Os vv. 24-26 são provavelmente um acréscimo pós-exílico.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002