Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

48

Javé mantém sua honra -* 1 Escutem isto, casa de Jacó, vocês que receberam o nome de Israel, que brotaram da semente de Judá, que juram pelo nome de Javé e invocam o Deus de Israel, mas sem fidelidade e sem justiça. 2 Vocês são conhecidos pelo nome da Cidade Santa e se apóiam no Deus de Israel, cujo nome é Javé dos exércitos. 3 muito tempo eu tinha anunciado as coisas passadas, coisas que saíram de meus lábios, coisas que eu fiz ouvir; de repente, eu agi e elas aconteceram. 4 Eu sabia que você era teimoso, que seu pescoço era uma barra de ferro e que sua testa era de bronze; 5 por isso, eu lhe falei tudo tanto tempo, eu lhe contei antes que acontecesse, para que você não dissesse: «Isso foi feito por meu ídolo, foi a minha estátua ou imagem quem ordenou isso». 6 Tudo isso você viu e ouviu. Por que não o anuncia? Agora, eu lhe falo coisas novas, segredos que você não conhece. 7 Foram criadas neste momento e não algum tempo atrás; antes do dia de hoje você nunca ouviu falar; do contrário, você poderia dizer: «Eu sabia disso tudo8 Você não ouviu falar, não soube, e isso nunca chegou a seus ouvidos, pois eu sei muito bem o quanto você é pérfido e que desde o ventre de sua mãe você tem o nome de rebelde. 9 Por causa do meu nome, eu retardo a minha ira; por causa da minha honra, eu me contenho para não aniquilar você. 10 Olhe! Eu o refinei como prata, e o provei na fornalha do sofrimento. 11 Por minha causa, só por minha causa é que eu fiz isso, porque o meu nome não de ser profanado, e a ninguém cederei a minha glória.

12 Escute-me, Jacó; preste atenção, Israel! Eu sou, eu sou o primeiro, eu sou o último. 13 Minha mão firmou as bases da terra, a minha direita estendeu os céus; basta eu chamá-los, e eles comparecem juntos. 14 Que todos se reúnam e escutem: Qual dos ídolos anunciou essas coisas? Meu amigo cumprirá minha vontade contra a Babilônia e contra o povo dos caldeus. 15 Eu mesmo falei e pessoalmente o chamei, eu lhe quero bem e torno feliz o seu caminho.

Javé é fiel -* 16 Aproximem-se, escutem isto: Desde o começo, nunca falei às escondidas; a partir de quando as coisas iam acontecendo, aí estava eu. - E agora, Javé Deus me enviou com o seu espírito. - 17 Assim diz Javé, o redentor de você, o Santo de Israel: Eu sou Javé, o seu Deus, que ensino a você para o seu bem e o guio pelo caminho que você deve seguir. 18 Se você tivesse obedecido aos meus mandamentos, sua paz seria como rio e sua justiça como ondas do mar; 19 seus descendentes seriam como areia, seus filhos seriam numerosos como grãos de areia; seu nome não seria eliminado nem destruído diante de mim.

Aproveitem a oportunidade! -* 20 Saiam da Babilônia, fujam dos caldeus. Anunciem e proclamem isso com gritos de alegria, espalhem a notícia até os confins da terra. Digam assim: «Javé redimiu seu servo Jacó. 21 Quando os levou pelo deserto, eles nunca passaram sede; fez brotar água da pedra, bateu na rocha, e a água correu». 22 (Javé diz: «Para os ímpios não existe paz»).




* 48,1-15: Foi para manter seu nome e sua honra que Javé, através dos profetas antigos, anunciara o exílio; caso contrário, o povo poderia ver no exílio um triunfo dos ídolos pagãos. Com o mesmo intento, Javé agora vai realizar uma coisa completamente nova e desconhecida: vai libertar seu povo através de um rei pagão.



* 16-19: Se as promessas de Deus não se cumprem, não é porque Deus tenha voltado atrás, mas porque o povo se desviou do projeto divino. Apesar de tudo, Deus continua fiel e agirá novamente como redentor do seu povo.



* 20-22: A queda do opressor torna-se para Israel a oportunidade para realizar um novo êxodo. O v. 22 é um acréscimo deslocado.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002