Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
18
1 Nesse tempo não havia rei em Israel, e a tribo de Dã estava procurando um território para morar, porque ainda não tinha recebido sua herança entre as tribos de Israel. 2 Os danitas mandaram cinco homens valentes de seu clã, de Saraá e Estaol, para explorar a terra. Foram até a região montanhosa de Efraim e chegaram à casa de Micas, onde passaram a noite. 3 Quando estavam perto da casa de Micas, reconheceram a voz do levita e se aproximaram, perguntando: «Quem trouxe você para cá? O que é que você está fazendo aqui e com que trabalha?» 4 O levita respondeu: «Micas me contratou como sacerdote». 5 Então lhe pediram: «Consulte a Deus para sabermos se a viagem que estamos fazendo vai dar certo». 6 O sacerdote respondeu: «Podem ir em paz. A viagem de vocês está sob os cuidados de Javé».
7 Os cinco homens partiram e chegaram a Laís. Viram que os habitantes do lugar viviam em segurança como os sidônios; viviam tranqüilos e seguros, e não passavam privações ou apertos de nenhuma natureza. Sidônia ficava longe, e eles não mantinham relações com os arameus. 8 Os exploradores voltaram para junto de seus irmãos em Saraá e Estaol, e estes lhes perguntaram: «Que notícias vocês trazem?» 9 Eles responderam: «Vamos lutar contra eles, pois vimos que a terra é excelente! Não fiquem aí parados, não hesitem para tomar posse do território. 10 Chegando lá, vocês vão encontrar um povo tranqüilo. O território é extenso, e Deus o entregou na mão de vocês. É um lugar onde os produtos da terra são abundantes».
11 Então, cerca de seiscentos homens armados do clã de Dã emigraram de Saraá e Estaol. 12 Subiram e acamparam em Cariat-Iarim, em Judá. É por isso que esse lugar até hoje se chama Acampamento de Dã. 13 Daí passaram para a região montanhosa de Efraim e se aproximaram da casa de Micas.
14 Os cinco exploradores que tinham estado aí disseram a seus irmãos: «Saibam que há nessas casas um efod e ídolos domésticos, uma estátua e um ídolo de metal fundido. Pensem bem no que vocês vão fazer». 15 Eles se desviaram para lá, chegaram à casa do levita e o saudaram. 16 Os seiscentos danitas armados montaram guarda junto à porta, 17 e os cinco exploradores entraram na casa, pegaram a estátua, o efod, os ídolos domésticos e o ídolo de metal fundido. Enquanto isso, o sacerdote estava à entrada da porta com os seiscentos homens armados. 18 Eles entraram na casa de Micas, pegaram a estátua, o efod, os ídolos domésticos e o ídolo de metal fundido. O sacerdote, então, lhes perguntou: «O que vocês estão fazendo?» 19 Eles responderam: «Cale-se e venha conosco para ser nosso pai e sacerdote. O que é melhor para você? Ser sacerdote na casa de um homem, ou sacerdote de uma tribo e de um clã israelita?» 20 O sacerdote gostou. Pegou o efod, os ídolos domésticos e a estátua, e foi com eles.
21 Retomaram o caminho e partiram, colocando à frente as mulheres e as crianças, os animais e a bagagem. 22 Já estavam longe da casa de Micas, quando os vizinhos de Micas deram o alarme e começaram a perseguir os danitas. 23 Como vinham gritando, os danitas viraram para trás e perguntaram a Micas: «O que aconteceu? Por que você está gritando desse jeito?» 24 Micas respondeu: «Vocês roubaram o deus que eu havia feito e levaram também o sacerdote. Agora estão partindo sem me deixar nada. E ainda me perguntam o que foi que aconteceu?» 25 Os danitas disseram: «Não diga mais nada. Do contrário, alguns homens violentos poderiam atacá-lo e você perderia a vida junto com sua família». 26 Os danitas continuaram a viagem; Micas, percebendo que eles eram mais fortes, recuou e voltou para casa.
27 Depois de terem se apossado do deus que Micas fizera e do sacerdote que vivia com ele, os danitas atacaram Laís, onde morava um povo tranqüilo e confiante. Passaram todos ao fio da espada e incendiaram a cidade, 28 sem que ninguém fosse socorrer os habitantes, porque a cidade ficava longe de Sidônia, e eles não se relacionavam com os arameus. A cidade estava situada no vale que se estende na direção do Bet-Roob. Os danitas reconstruíram a cidade e aí se estabeleceram. 29 Deram à cidade o nome de Dã, que era o pai dos danitas e filho de Israel. Antes, porém, a cidade se chamava Laís. 30 Os danitas instalaram a estátua, e Jônatas, filho de Gersam e neto de Moisés, assim como seus filhos, foram sacerdotes da tribo de Dã, até o dia em que as pessoas do território foram levadas para o exílio. 31 Os danitas instalaram para seu uso a estátua que Micas havia feito, e essa estátua ficou aí durante todo o tempo em que existiu o santuário de Silo.