Dia 05 – 27° DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
Dia 05 – 27° DOMINGO COMUM

ORAÇÃO E AÇÃO

Mês das Missões e do Rosário: dois aspectos importantes que se completam nesta nossa caminhada histórica. Enviados para evangelizar, somos chamados a viver confiantes na oração que fazemos, pedindo ao Senhor da messe as luzes necessárias para bem conduzirmos nossa missão.

A experiência de suas necessidades e a consciência de seus deveres levam a Igreja a procurar ajuda para além da esfera humana e temporal. Para cumprir o mandado missionário, ela recorre à oração, solicitando aquela assistência que Jesus Cristo, no término de sua permanência visível, promete aos seus apóstolos: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

E eis que, neste recurso à operante ação do Senhor, na alma católica do povo cristão se produz algo comuníssimo e espontâneo, mas sempre singular: o fato de recorrer à intercessão e à mediação.

A quem recorremos e a quem queremos chegar? Recorremos, especialmente, a Maria Santíssima, para chegar ao seu Filho, Jesus. Sabemos muito bem que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: Cristo Jesus, que se entregou como resgate por todos” (1Tm 2,5-6); somente Cristo é “causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5,9). Mas sabemos também que a história da salvação contempla importante cooperação humana, segundo os desígnios de Deus.

Como exemplo dessa cooperação, no mês de outubro, dedicado ao Rosário, vemos reflorescer a sua recitação, valiosa meditação do mistério redentor elevada à Mãe Santíssima, a maior mestra de contemplação e oração. O Rosário nos fixa em Cristo, nos episódios da sua vida, auxiliando-nos na contemplação dos mistérios. Maria nos ajuda com a presença materna, ela que mais o compreendeu e o amou: “Maria guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19).

Oremos: “Derramai, ó Deus, vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!” (missa de Nossa Senhora do Rosário).

D. Orani João Tempesta, O. Cist.

Cardeal Arcebispo de São Sebastião do RJ


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar