11 de agosto – 19º DOMINGO COMUM | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
11 de agosto – 19º DOMINGO COMUM

É TEMPO DE FAZER O BEM!

O evangelho que ouvimos hoje fala da volta do Filho do homem, a qual muitas pessoas associam com o fim dos tempos. Quando será o fim do mundo? Quando será o meu último dia de vida? A resposta mais sensata que alguém poderia dar a essas perguntas seria: “Não sei”. E o fato de não saber não deve deixar muito preocupada a pessoa que segue Jesus. Quem o segue não precisa se preocupar, mas sim se ocupar em fazer o bem sempre. É essa a vigilância que devemos ter. Ser vigilante não é ser desesperado ou pessimista, nem querer descobrir sinais nos céus, nas estrelas ou em qualquer outro lugar a respeito do futuro, mas é olhar o presente e aí ver a melhor maneira de fazer o bem, de ser solidário, de ser justo e honesto. Como repete a sabedoria popular, o futuro a Deus pertence. O tempo que temos é hoje. Não o desperdicemos, lamentando o passado ou cultivando ilusões de sucesso sem esforço.

Nada perdemos ao fazer bem aquilo que temos para fazer. Nada perdemos ao cuidar das pessoas e do mundo que Deus criou para o bem de todos, para a vida em abundância para todos. Até em situações em que, aos olhos dos outros, tomamos prejuízo, se trabalhamos pelo evangelho, estamos crescendo em gratuidade. Estar alertas, esperando o Senhor que vem, é saber servir com desapego, é educar o coração para sentir as coisas de acordo com o olhar de Deus, é exercitar a misericórdia e a compaixão. Estejamos alertas para não desperdiçar as oportunidades de praticar o amor e, se por acaso não formos tão fiéis como gostaríamos de ter sido, não nos desesperemos, pois Deus nos chama para participar de seu convívio, de seu reinado, de forma gratuita, generosa. Participar de seu reino é entrar no mesmo espírito de generosidade e gratuidade, gastando nossas forças, nossos recursos e o nosso tempo com aquilo que vale a pena verdadeiramente. Não nos deixemos prender por coisas ou sentimentos que nos afastam das pessoas, que causam sofrimento inútil. Se vivermos ocupados em fazer o bem e evitar o mal, não precisaremos nos preocupar com a hora da chegada do Senhor, porque ele já está chegando, já está habitando em nós, dando-nos vida nova em abundância.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar