7 de julho: 14º domingo do tempo comum | Paulus Editora

O Domingo
7 de julho: 14º domingo do tempo comum

ENVIADOS EM MISSÃO

O relato do evangelho deste domingo é dirigido a todos os cristãos, mas principalmente às lideranças da comunidade: catequistas, ministros, animadores, padres, religiosos, bispos…

Jesus está a caminho de Jerusalém, onde enfrentará o julgamento e a morte. Nessa caminhada, necessita de colaboradores, por isso escolhe setenta e dois e os envia à sua frente. Ao enviá-los, deixa-lhes algumas recomendações, que os identificam como seus discípulos. Vejamos quais são elas.

A oração é a fonte da missão. A exemplo do Mestre, os discípulos são pessoas que rezam. O seguidor de Jesus encontra na oração o estímulo, a força e a orientação para sua ação. À medida que falta a oração, o cristão vai se tornando simples burocrata do que anuncia.

A pobreza é o estilo da missão. A pobreza dos discípulos é condição essencial para merecerem o reino que anunciam. Num mundo que valoriza o ter, a pompa e a visibilidade, os seguidores de Jesus são convidados a levar uma vida simples, livre e despojada; em outras palavras, a não confiar nas próprias posses nem no poder para evangelizar.

A paz é a primeira mensagem da missão. A tarefa primeira da Igreja não é doutrinar os fiéis, mas ser portadora da paz. Quando desejamos “paz a esta casa”, desejamos todo bem e felicidade à família. A paz que Jesus quer não é apenas tranquilidade e ausência de conflito, mas antes de tudo confiança em Deus. Não depende apenas de condições externas, mas nasce do coração (confiante em Deus) e se irradia ao redor, contagiando as pessoas.

O reino de Deus é a matéria-prima da missão. Anunciá-lo significa proclamar o mundo desejado por Deus: sociedade que valorize a vida, o amor, a justiça e a solidariedade; é questionar as estruturas dos “reinos dos homens” que não favorecem a vida do povo e do planeta.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar