Títulos para aprender, educar e celebrar o Dia Nacional da Alfabetização | Paulus Editora

Notícias

09/11/2021

Títulos para aprender, educar e celebrar o Dia Nacional da Alfabetização

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Celebrado anualmente no Brasil em 14 de novembro, o “Dia Nacional da Alfabetização” tem por objetivo ressaltar a importância da leitura e escrita no país. Sobretudo, enfatizar a relevância da alfabetização para a educação e para o desenvolvimento pessoal e social. A alfabetização abre portas para a evolução da leitura, escrita e comunicação. Além disso, a data chama a atenção para a necessidade de fomentar o processo de alfabetização em diversas regiões do Brasil e do mundo onde ainda há fortes índices de analfabetismo.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o país possui cerca de 11 milhões de brasileiros que não sabem ler e escrever. A meta do Plano Nacional de Educação é erradicar o analfabetismo até 2024.

A data também busca conscientizar a população sobre a urgente necessidade de melhores condições de ensino e aprendizagem no país. O “Dia Nacional da Alfabetização” é comemorado desde 1966, a data foi instituída em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no ano de 1930. Neste dia, muitos brasileiros se unem para desenvolver atividades diversas que reforçam e dão visibilidade ao processo de conscientização sobre a importância de um país livre do analfabetismo.

Para refletir o tema, a PAULUS Editora indica alguns títulos recomendado para pais, professores, educadores, estudantes da área educacional e interessados em aprender metodologias e conteúdos efetivos que auxiliam na prática da alfabetização. As sugestões de leituras também passam pelo universo infantil, com histórias inusitadas e criativas, os autores dão vida às letras, apresentam personagens que incentivam o gosto pela leitura e a descobertas das palavras. Confira!

Alfabetizar as crianças na idade certa – Práticas Linguísticas

 

O presente livro, escrito por Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça, é recomendado a professores, pais, educadores, estudantes e interessados em aprender a ensinar a leitura e a escrita da língua materna. Contém metodologia e práticas de alfabetização inspiradas em Paulo Freire e Emilia Ferreiro, comprovadamente eficazes para alfabetizar as crianças na idade certa. Esta publicação oferece centenas de atividades para desenvolver os níveis de escrita pré-silábico, silábico e alfabético, sistematizadas em lições com palavras geradoras que podem ser adaptadas, ampliadas ou modificadas para atender às realidades regionais. Saiba mais!

 

Menina Palavra

 

 

A obra infantil “Menina Palavra”, escrita pela autora Lúcia Fidalgo e ilustrado por Elma Fonseca, de forma poética encanta e incentiva as crianças no processo de alfabetização.  O fascínio da descoberta das palavras, da leitura e das histórias leva a Menina Palavra a perder o medo da escola e sentir-se à vontade no ambiente escolar. Esse fascínio o acompanhará para toda a vida. Este explora uma das coisas mais marcantes da infância, que é a descoberta das palavras. Saiba mais!

 

Um barco em meu nome

 

 

Neste livro, a autora Gloria Kirinus e a ilustradora Eliana Delarissa convidam o leitor para uma deliciosa brincadeira. Na história, ela apresenta o personagem Mário, surpreso com a diversidade dos significados do seu nome. Ele perceberá que trocando as letras, seu nome se transforma num instrumento que o ajuda a navegar pelo mundo da imaginação. Trata-se uma narrativa simples, mas que aborda a importância do próprio nome e do uso das palavras. Saiba mais!

 

O que se vê no abecê…

 

 

O presente livro de Elias José tem por objetivo servir de apoio para a prática da leitura a partir de uma fórmula simples, em que cada letra do alfabeto serve de base para a construção de poesias infantis. Com ricas ilustrações, a obra consegue integrar a arte visual com a literatura, numa combinação que faz as crianças se familiarizarem com as letras e com os encontros silábicos, a fim de que possam desenvolver plenamente o exercício da leitura. Saiba mais!

 

A viagem do Alfabeto

 

Na obra infantil “A viagem do alfabeto”, Darlei Zanon e Letícia Zanon narram uma história protagonizada pelo Alfabeto. De maneira interativa, os autores escolhem transformar em um divertido e curioso personagem o próprio alfabeto. No enredo, as letras ganham vida e saem pelo mundo, conduzindo o leitor por incontáveis descobertas. Cada letra brinca com nomes próprios – de países, cidades, comidas e outros – cuja inicial se refere a ela. O resultado dessa aventura é surpreendente, já que o leitor se depara com novas informações. Saiba mais!