Um barco em meu nome | Paulus Editora

Releases

24/07/2012

Um barco em meu nome

Por Imprensa

Serviço
Título: Um barco em meu nome
Autora: Gloria Kirinus
Ilustrações: Eliana Delarissa
Coleção: Arteletra
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Geografia, ciência, língua portuguesa e artes

Mário é um garotinho bastante observador. Um dia, reparando na grafia de seu nome, percebeu que nele moravam o mar e o rio, duas palavras bem especiais. Ele então constatou que ambas eram muito amigas, cada uma com sua particularidade: o mar é salgado, o rio é doce.

Em Um barco em meu nome, livro de Gloria Kirinus publicado pela PAULUS, o pequeno leitor é convidado a viajar com o personagem pelos lindos versos da obra, como “No meu nome, sal e açúcar são amigos” e “Deu vontade de pescar neste mar de palavras, neste rio de letrinhas”.

“Soletrar o próprio nome, alterar a ordem de suas letras e descobrir novas palavras, novos seres e coisas que habitam nele é um jogo fascinante. Toda criança gosta muito dessa descoberta. Afinei meu olhar com a percepção infantil, principalmente no momento da alfabetização, no momento da descoberta da leitura e da escrita”, explica a autora.

O objetivo é que as crianças façam perguntas sobre o que há por trás do seu nome e que outros revela. Além disso, o leitor será contagiado pelas lindas ilustrações que destacam a natureza, um dos temas preferidos de Gloria. “O meio ambiente está presente na vida. E a vida faz parte do poeta e dos leitores. A criança é muito atenta e curiosa em relação ao meio ambiente, pois é o que faz parte do seu cotidiano imediato. Antes de lermos os livros, a leitura da natureza é a nossa primeira cartilha”, conclui.

No final da historinha, depois de pensar sobre as palavras e exercitar sua criatividade, Mário tem uma agradável surpresa quando sente um balanço nas letras do próprio nome mudá-las de lugar, dando espaço para novas letras e fazendo surgir outra palavra: barco.

Um barco em meu nome é o segundo livro de Gloria Kirinus pela PAULUS. No início deste ano ela lançou Carta para El Niño, que aborda o fenômeno de forma poética para as crianças. Ambos pertencem à coleção Arteletra, série com mais de 20 títulos e autores renomados, como Elias José, Tatiana Belinky, Lúcia Fidalgo, Lúcia Pimentel Góes, Maria Lúcia Amaral, entre outros.

Gloria Kirinus nasceu no Peru e migrou para o Brasil há muito tempo. Atualmente mora em Curitiba e escreve livros para os públicos infantil, juvenil e adulto. É doutora em Letras pela USP e ex-professora dos cursos de Letras e Tradução Literária (PUCPR) e Teoria e Prática do Ensino (UFPR). Também criou a oficina itinerante de pedagogia poética para professores “Lavra-Palavra”. Ministra oficina de criação literária e palestras por muitas e vastas praias.

Eliana Delarissa nasceu e cresceu numa dessas cidades bem pequenas do interior do estado de São Paulo. Lá onde, ainda hoje, se anda descalço e se colhe jabuticaba no pé. A ilustração aconteceu na cidade de São Paulo, lugar onde passou a morar e estudar Arquitetura. Hoje, é a mãe do Francisco e a esposa do Wil, e adora ilustrar para crianças e todos aqueles que se sentem como tal.