Celebrado em 22 de outubro, São João Paulo II nasceu no dia 18 de maio de 1920, na Cracóvia, Polônia e foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.
Seu ministério como Bispo de Roma teve início em 16 de outubro de 1978 ao ser eleito Papa. Seu pontificado, terceiro mais longo da história da Igreja, foi marcado por profundas catequeses, peregrinações e diálogo com lideranças políticas e religiosas de todo o mundo.
Dentre os seus feitos, destacam-se a criação da Jornada Mundial da Juventude e o Encontro Mundial das Famílias. Além disso, o Pontífice visitou cerca de 129 países, escreveu 14 encíclicas, proclamou 476 santos e 1318 beatos.
João Paulo II realizou sua páscoa em 2 de abril de 2005, aos 84 anos. Por sua vida e ministério em favor da paz, foi beatificado em 1° de maio de 2011, pelo Papa Bento XVI, e em 27 de abril de 2014, domingo da Festa da Divina Misericórdia, foi canonizado pelo Papa Francisco.
Para celebrar a data, confira os títulos da PAULUS Editora que revelam o carisma do “peregrino da paz”:
No livro João Paulo II – Santo já, o autor Andrea Riccardi relata que não é fácil canonizar um pontífice contemporâneo, também devido à complexidade de sua história e às implicações de suas decisões. São João Paulo II, por seu lado, teve vida complexa e um pontificado bastante longo. O que levou a Igreja de Ratzinger e de Bergoglio a tomar tal decisão em tão curto tempo? Neste breve ensaio, Andrea Riccardi responde a essas questões e percorre as articulações e acontecimentos que conduziram à canonização de João Paulo II. Saiba mais.
São João Paulo II foi um grande protagonista no cenário mundial. Sempre a serviço da Igreja, o peregrino de Deus acreditou na mudança do mundo: por toda parte, comunicou o Evangelho, favoreceu a união entre os cristãos, o diálogo entre as religiões e trabalhou pela paz. A obra João Paulo II – A biografia de Andrea Riccardi, professor que conheceu de perto o pontífice, é a primeira verdadeira biografia escrita em base científica e testemunhada de um Papa ainda vivo nas lembranças e nos corações de muitas pessoas. Saiba mais.
Divina Misericórdia – Ensinamentos de São João Paulo II
O livro Divina Misericórdia – Ensinamentos de São João Paulo II, além de apresentar frases para meditar e rezar, traz bonitas imagens que ajudam na reflexão do leitor. Neste volume, foram selecionados alguns ensinamentos de São João Paulo II sobre a misericórdia infinita de Deus. Saiba mais.
Em seu pontificado, São João Paulo II teve algumas linhas mestras. Continuou com a permanente importância do Vaticano II à fidelidade global, à grande disciplina da Igreja, a causa e a liberdade religiosa no mundo e permanece com toda garra nas viagens apostólicas. Entre todas as viagens e trabalhos, ainda teve tempo para escrever muitas encíclicas e documentos para o rebanho de Jesus Cristo. Esta obra compila grande parte de seus escritos, entre eles: Redemptor Hominis, Dives in Misericordia, Laborem Exercens, Sollicitudo Rei Socialis, Redemptoris Mater, Redemptoris Missio, Centesimus Annus, Veritatis Splendor, Evangelium Vitae e Tu Unum Sinti. Saiba mais.
Diário de uma amizade – A família Póltawski e Karol Wojtyla
Depois de ter passado alguns anos no campo de concentração de Ravensbrück, localizado na antiga Alemanha Oriental, e de ter sido submetida pelos médicos nazistas a uma cirurgia com fins experimentais e a pesados sofrimentos físicos, Wanda Póltawska não conseguia encontrar para si um lugar tranquilo no mundo, capaz de aplacar sua inquietação e seu sentimento de estranheza. Foi então que Deus colocou em seu caminho alguém que a compreendesse e a ajudasse: tratava-se do então padre Karol Wojtyla. Graças à proximidade pessoal e à amizade com o grande sacerdote, Wanda consegue reaver, por meio de uma fraterna direção espiritual, a harmonia e a paz necessárias para o seu caminhar. Saiba mais.