João Paulo II – Santo Já | Paulus Editora

Releases

28/04/2014

João Paulo II – Santo Já

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: João Paulo II – Santo Já
Autor: Andrea Riccardi
Acabamento: Brochura
Coleção: Biografias
Páginas: 72
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia.

Em 27 de abril de 2014, foi realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, a cerimônia que canonizou dois Papas: João Paulo II e João XXIII. Na presença de milhares de fiéis católicos, Papa Francisco declarou e definiu como santos os beatos que, a partir de agora, estão inscritos no Catálogo dos Santos.

Não é fácil canonizar um pontífice contemporâneo, também devido à complexidade de sua história e às implicações de suas decisões, em seu longo pontificado. O que foi que levou a Igreja de Ratzinger e de Bergoglio a tomar tal decisão em tão curto tempo? Na obra João Paulo II – Santo Já, Andrea Riccardi responde a essas questões e percorre as articulações e acontecimentos que conduziram à canonização de João Paulo II.

De acordo com o autor, convém lembrar que houve entre os católicos, por ocasião da morte de Wojtyla, imediato e fortíssimo impulso para a beatificação. Seus funerais, em 8 de abril de 2005, foram a manifestação do entusiasmo e do grande interesse pela sua figura. “Calcula-se que dois bilhões de pessoas no mundo seguiram esses funerais através da televisão. ‘A maior audiência televisiva jamais conhecida’”, destaca.

Dividida em dez capítulos, João Paulo II – Santo Já, entre outros assuntos, fala também sobre a herança do papa Wojtyla e o conclave de 2005, Bento XVI e Papa Francisco, como primeiro papa latino-americano.

Acesse aqui e saiba mais sobre Papa João XXIII

Andrea Riccardi é professor titular de História Contemporânea na Universidade de Estudos de Roma III e fundador da Comunidade de Santo Egídio. Entre 2011 e 2013, foi ministro para a Cooperação Internacional e Integração do governo italiano. Entre inúmeros títulos publicados em italiano e outros idiomas, destaca-se em português João Paulo II – A biografia (PAULUS, 2011).