Santo Albino, bispo | Paulus Editora

Santo do dia

01/03/2024

Santo Albino, bispo

01-marDos treze santos com este nome oito foram bispos. Três deles são festejados no dia 1º de março: o lendário protomártir inglês que antes se chamava Albano, os bispos de Vercelas e de Angers, contemporâneos. O quinto sucessor de santo Eusébio, fundador da diocese de Vercelas, foi consagrado bispo em 452, num período histórico muito agitado.
O novo bispo reconstruiu a igreja metropolitana sobre a pequena basílica de santo Eusébio. Essa igreja estava sobre o túmulo de são Teofrasto e fora ampliada pelo imperador Teodósio. Preparou uma grande festa e foi premiado. No dia da festa chegou são Germano, bispo de Auxerre, que estava de passagem para Ravena. Presenciou o rito. São Germano morreu em Ravena. De volta seu corpo foi colocado no meio da igreja e as luzes, que ninguém tinha conseguido acender, acenderam-se todas simultaneamente. Esse prodígio comprovou a grande amizade que existia entre os dois santos.
Sabemos que o culto a santo Albino de Vercelas é muito antigo. O seu homônimo, bispo de Auxerre, é um dos santos mais populares da Idade Média. Nasceu em Vannes, na França, em 496, de família nobre. Teve de renunciar a títulos e a rica herança para poder ingressar no mosteiro em Ticillac. Mas não obstante ele esconder suas qualidades humanas e virtudes religiosas, sempre os outros o punham em evidência. Foi eleito abade e ficou 25 anos até que, por obediência, teve de aceitar o cargo de bispo de Auxerre.
Juntando ao zelo pastoral prudência e firmeza, governou sua diocese conseguindo mais hostilidades que aplausos. Para ele era mais que suficiente o apoio de outro santo, o amigo são Cesário. Morreu a 1º de março de 550. Apenas seis anos depois sua fama de santidade já lhe merecia a dedicação de uma igreja em Angers.

Extraído do livro:
Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.