Vidas Secas | Paulus Editora

Releases

07/03/2024

Vidas Secas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Vidas Secas
Autor (a): Graciliano Ramos
Coleção: Nossa Literatura
Acabamento: Brochura
Páginas: 96
Dimensão: (AXC) 13,50 x 21,00
Área de interesse: Literatura

 

Clássico da literatura brasileira aborda a realidade do sertão e retrata a trajetória e força do povo nordestino 

Compondo a coleção “Nossa Literatura”, a PAULUS Editora publica  o título “Vidas Secas”, um grande clássico da literatura brasileira e obra emblemática do escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). Publicado pela primeira vez em 1938, o livro traz ao público um romance documental inspirado nas experiências vivenciadas pelo autor.

Vidas secas é o quarto e último romance de Graciliano Ramos único narrado em terceira pessoa, com um estilo considerado contido e seco. A crítica social pungente alia-se a uma forma à época inovadora na construção dos capítulos, que são autônomos, mas em conjunto, retratam a vida de uma família de retirantes e a opressão sofrida por seus membros.

O enredo tem como cenário o sertão brasileiro nordestino, onde Graciliano Ramos fala-nos  sobre a vida de uma família de retirantes, em que  os acontecimentos e características conduzem o público a conhecer a figura do povo sertanejo, um povo simples, cheio de fé e, ao mesmo tempo, repleto de esperanças.  

Em meio à vivências, alegrias e tristezas dos integrantes da família nordestina, o autor explora os temas da miséria e da terra seca do nordeste. O livro está dividido em treze capítulos com os temas:  Mudança; Fabiano; Cadeia; Sinha Vitória; O menino mais novo; O menino mais velho; Inverno; Festa; Baleia; Contas; O Soldado; O mundo coberto de penas e Fuga.

Para compor o enredo, Graciliano leva o leitor a conhecer os personagens principais da trama, entre eles, Fabiano, um nordestino repleto de erros e acertos, que representa o chefe da família. Na sequência Sinhá Vitória, uma  nordestina sofrida e guerreira, esposa de Fabiano, além dos  filhos de Fabiano e Vitória, o “menino mais novo” e o “menino mais velho”. 

Entre os personagens, está também “Baleia”, uma cadelinha, muito querida por todos  os membros da família, sobretudo, pelos meninos. Outro personagem é o “Patrão”, homem explorador e dono da fazenda em que Fabiano trabalha.

A obra revela a trajetória de pessoas sofridas e guerreiras e revela a vida de milhares de brasileiros que, em sua maioria, são responsáveis pela construção das grandes cidades do país. Internamente, essas pessoas carregam o orgulho de serem nordestinos e o amor pelo nordeste. Vale ressaltar que, nas entrelinhas, “Vidas Secas” traz um retrato da sociedade brasileira, apontando os seus problemas sociais.  

O livro literário é indicado para o público em geral,  estudantes e demais interessados nos clássicos brasileiros e obras do escritor Graciliano Ramos. 

Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu na cidade de Quebrângulo, Alagoas (AL). Foi romancista, cronista, memorialista, jornalista e político. Na carreira política, exerceu o cargo executivo de prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, Graciliano Ramos é autor de títulos consagrados, como “Caetés”, “Vidas Secas”, “São Bernardo”, “Angústia”, “A terra dos meninos pelados”, entre outros.