São Cristóvão: No volante da fé, o santo protetor dos motoristas e viajantes | Paulus Editora

Releases

19/05/2023

São Cristóvão: No volante da fé, o santo protetor dos motoristas e viajantes

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: São Cristóvão
Autor (a): Padre Jerônimo Gasques
Coleção: Cidadãos do reino
Acabamento: Brochura
Dimensão: (AXC) 21,00 x13,50
Páginas: 88
Área de interesse: Devocional

Um livro sobre a história e devoção ao protetor dos motoristas e viajantes

A PAULUS Editora apresenta a obra “São Cristóvão: No volante da fé, o santo protetor dos motoristas e viajantes”, novo título da coleção “Cidadãos do reino” e escrito por Padre Jerônimo Gasques. Este livro contempla a história de um santo venerado por muitos católicos e o grande público mundial que recorre à intercessão de São Cristóvão em busca de proteção em suas viagens e caminhos.

Na obra, Padre Jerônimo explica que São Cristóvão (celebrado em 25 de julho), foi um mártir cristão do início do cristianismo, morto durante o reinado do imperador romano Décio, no século III, entre os anos 249 e 251 d.C. Segundo o autor, apesar de ser um dos santos mais populares do mundo, muito pouco se sabe sobre sua vida, entretanto, São Cristóvão ficou conhecido como o santo padroeiro dos viajantes, dos motoristas, e de todos que se utilizam de meios de transportes para alcançar um fim. 

Para Jerônimo Gasques, em São Cristóvão encontra-se uma história linda e admirável em uma trajetória repleta de vários percalços e contingências. Trata-se de um cristão convicto e corajoso que não se deixou abater diante de seus algozes. Sua imagem conhecida pelos cristãos em diversos lugares e Igrejas do mundo retrata o santo transportando o Menino Jesus nos ombros com cuidado e sutileza para que ele não se machuque. 

Distanciando-se das lendas e mitos que foram criados ao longo dos tempos, o autor reúne informações essenciais para o crescimento e espiritualidade da vida cristã. Segundo o autor, a história deste santo indica um caminho plausível de um encontro especial com Jesus Cristo. Outras atribuições de São Cristóvão é o acolhimento aos mais carentes e empobrecidos da comunidade. Trata-se de um santo que leva Cristo àqueles que necessitam de uma palavra ou ajuda na travessia da vida.

Nesta perspectiva, o livro está dividido em seis capítulos. No primeiro, intitulado “Tempo do imperador Décio”, o autor narra o cenário histórico em que São Cristóvão viveu. No segundo capítulo, o tema “Histórias e lendas sobre São Cristóvão”, torna conhecida as histórias do santo, o texto traz as duas lendas mais populares e o motivo da grande veneração dedicada ao mártir.

Já o terceiro capítulo com o título “Padroeiro dos motoristas e viajantes”, convida o leitor a olhar para os desafios cotidianos dos motoristas e a vida na estrada dos caminhoneiros, além de um convite especial para exercitar a espiritualidade sob a proteção de Nossa Senhora.  No quarto capítulo, encontra-se a reflexão “Deus está sempre no comando”.

No quinto capítulo, Padre Jerônimo apresenta “Os símbolos de São Cristóvão”, entre eles, a túnica verde, o avental marrom, o manto vermelho, o menino Jesus e o globo, entre outros. Além disso, estão algumas orações direcionadas aos motoristas e viajantes. Entre as orações de destaque estão: “Oração contra acidentes”, “oração de proteção ao motorista”, “oração para tirar a carteira de motorista”, “oração de confiança para se livrar do medo de dirigir”, “oração do caminhoneiro católico”, entre outros. Por fim, o último capítulo aborda o tema “A bênção do motorista e do viajante”, com a oração de São Cristóvão e a oração do motorista. Este livro é um convite para todos que desejam conhecer a história de São Cristóvão e sua devoção que protege a centenas de anos, motoristas e viajantes.

Pe. Jerônimo Gasques pertence ao clero de Presidente Prudente – SP. É pároco da igreja de Santo Antônio, na mesma cidade. Tem-se dedicado ao ministério escrevendo mais de 50 livros, com temas diversos, relativos à vida dos santos, ao dízimo, e artigos para revistas.  A vida pastoral é a mina de onde seus escritos brotam, a nascente de pastoral onde se contemplam a realidade do povo e a necessidade de indicar alguns caminhos à catequese  da vida cristã.