São Bernardo | Paulus Editora

Releases

08/03/2024

São Bernardo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: São Bernardo
Autor (a): Graciliano Ramos
Coleção: Nossa Literatura
Acabamento: Brochura
Páginas: 160
Dimensão: (AXC) 15,50 x 21,00
Área de interesse: Literatura

Título da coleção “Nossa Literatura”  narra a história de erros e acertos do personagem nordestino Paulo Honório

A PAULUS Editora publica a obra “São Bernardo”, grande clássico da literatura brasileira, escrito pelo romancista, cronista e jornalista Graciliano Ramos (1892-1953) e que integra a coleção “Nossa Literatura”.

O livro “São Bernardo”, publicado pela primeira vez em 1934, é o segundo romance de Graciliano Ramos, considerado uma importante obra da literatura modernista.

Conforme a publicação, a história é narrada em primeira pessoa pelo personagem Paulo Honório, que revisita suas memórias e busca contar os acontecimentos de sua vida em uma tentativa de alcançar a paz que não pôde encontrar em suas conquistas materiais, em seu casamento ou mesmo em seu filho.

Composto por trinta e seis capítulos, o enredo revela um personagem marcado por várias memórias, trajetórias, escolhas e dificuldades. Entre os temas principais abordados na obra, Graciliano ressalta a vida agrária e os conflitos sociais e políticos vividos no Nordeste brasileiro.

Na história de Paulo Honório, encontra-se a trajetória de um menino órfão criado por uma mulher negra doceira. Como alternativa para sobreviver, Paulo vendia doces e auxiliava pessoas cegas em troca de alguns trocados, além disso, trabalhou na roça até os 18 anos.

No decorrer de sua vida, Paulo fez algumas escolhas que o levaram para a  prisão, foi lá que ele aprendeu a ler e a pensar no futuro. Após esse episódio, ele passa a organizar uma forma de juntar dinheiro para comprar uma fazenda em sua terra natal.

Para atingir os seus objetivos, Paulo torna-se um homem ambicioso, causando sofrimento nas pessoas ao seu redor. Segundo a obra, são poucos os  momentos que o personagem apresenta sinais de bondade. Em seus escritos, Graciliano traz o lado mau caráter de Paulo Honório, entre outros desfechos surpreendentes do personagem.

Vale lembrar que o livro é marcado por retratar a sociedade da época do autor, perpassando para as múltiplas realidades dos dias atuais. Esta publicação é indicada para o público em geral,  estudantes e demais interessados nos clássicos brasileiros e nas obras do escritor Graciliano Ramos. 

Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu na cidade de Quebrângulo, Alagoas (AL). Foi romancista, cronista, memorialista, jornalista e político. Na carreira política, exerceu o cargo executivo de prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, Graciliano Ramos é autor de títulos consagrados, como “Caetés”, “Vidas Secas”, “São Bernardo”, “Angústia”, “A terra dos meninos pelados”, entre outros.