Santo Agostinho, um pensador eternamente contemporâneo | Paulus Editora

Releases

24/07/2023

Santo Agostinho, um pensador eternamente contemporâneo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Santo Agostinho, Um pensador Eternamente Contemporâneo
Orgs.: Pedro Calixto/ Cristiane N. A. Ayoub
Acabamento: Brochura
Páginas: 216
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13, 50
Área de interesse: Filosofia

Livro estuda os escritos de Santo Agostinho, grande teólogo e filósofo da Igreja

Publicado pela PAULUS Editora e organizado por Pedro Calixto e Cristiane N. A Ayoub, o livro “Santo Agostinho, um pensador eternamente contemporâneo” apresenta ao leitor uma coletânea de textos sobre Santo Agostinho que foram traduzidos para o português a partir de uma versão francesa, com atenção especial ao original latino. Esta publicação expõe ao público valiosas traduções — realizadas pelos organizadores do livro com artigos escritos por estudiosos renomados que se dedicam aos temas tratados pelo doutor e bispo de Hipona.

De acordo com os organizadores, a presente publicação é oportuna para o público brasileiro e, em geral, de língua portuguesa. Os autores são destacados especialistas, que escolheram escrever artigos de interesse para um público leitor amplo, sem perder a qualidade que torna cada capítulo relevante também para estudiosos já avançados da filosofia agostiniana.

Com prefácio do professor Moacyr Novaes, o livro compila os artigos dos especialistas Emmanuel Falque, Emmanuel Bermon, Jérôme Laurent, Vincent Giraud e Claude Romano, que refletem em seus textos as temáticas da metafísica, o nada, a potência de Deus, o prazer, o pensamento, o pecado, o tempo e outras questões no pensamento de Santo Agostinho, considerado uma personalidade bastante influente para o desenvolvimento tanto da filosofia ocidental quanto do cristianismo. 

Com esse viés, o volume traz as seguintes reflexões e seus respectivos autores: “Após a metafísica? O “peso da vida” segundo Santo Agostinho”, escrito por Emmanuel Falque; “Os prestígios do nada e a potência de Deus em Santo por Agostinho”, elaborado Emmanuel Bermon; “Peccatum nihil est”: observações sobre a concepção agostiniana do pecado como nada”, texto de Jérôme Laurent; “Delectatio interior: prazer e pensamento segundo Agostinho”, por Vincent Giraud; “Agostinho e a subjetivação do tempo”, considerações de Claude Romano e “Agostinho e a fenomenologia no século XX”, de Emmanuel Falque.

Segundo o prefácio de Moacyr Novaes, a figura de Agostinho de Hipona desperta interesses muito diversos, dessa forma, esta coletânea de artigos torna-se de grande valor para os leitores voltados para o campo da filosofia, para a história das ideias, para a teologia ou para os estudos clássicos. A presente abordagem e seus respectivos assuntos com elevado padrão acadêmico proporcionam excelentes ocasiões para conhecer e estudar os diversos pensamentos e ensinamentos de Santo Agostinho.

Além dos artigos apresentados, a obra traz algumas notas explicativas sobre a divisão dos trabalhos e nomenclaturas citadas no texto. Em suma, esta publicação convida o leitor a entender Agostinho por temas e métodos vinculados àquilo que se pretende identificar com uma escola fenomenológica de interpretação de Agostinho, por meio das conclusões de intelectuais que destacam aspectos filosóficos fundamentais para o estudo do grande teólogo.