Rosa Formosa | Paulus Editora

Releases

24/06/2013

Rosa Formosa

Por Imprensa

Serviço
Título: Rosa Formosa
Autor: Andrea Viviana Taubman
Coleção: Avulso
Acabamento: Grampeado
Formato: 27 cm x 21 cm
Página: 40
Área de Interesse: Infantojuvenil

 

O livro é uma fábula que não se passa “num reino muito distante”, mas logo ali, no jardim do vizinho. Conta a trajetória de uma flor-menina, que cai acidentalmente, por descuido do beija-flor que a levava em seu bico ao jardim das flores. Ela se vê só, e desamparada, nesse ambiente desfavorável, em que nem as plantas nem o jardineiro gostam de flores, portanto, precisa criar estratégias para sobreviver, até surgir a oportunidade de poder escolher como viver. O nome dela é Rosa Formosa, publicação da PAULUS para o público infantojuvenil.

A autora, Andrea Viviana Taubman, desde pequena, amava ouvir e ler histórias, ainda mais sob a copa de árvores frondosas e floridas. Nasceu na Argentina, e, ainda criança, veio morar no Brasil. Além de sempre passear nos jardins da cidade onde nasceu, brincou nos de São Paulo, Rio de Janeiro e Teresópolis. Experiências que lhe inspiraram a elaboração de Rosa Formosa.

“O público infantojuvenil é encantador. É um desafio escrever para quem é tão sincero e não faz a menor questão de ser político. Quando a criança me diz, ‘gostei muito do seu livro, já li um monte de vezes’, ou que os personagens são parecidos com alguém da sala deles ou da família, sei que ouço a verdade. E os beijos, abraços, desenhos que retornam são verdadeiros tesouros! Eu costumo dizer que tenho uma caixinha dentro do meu coração, onde guardo esses tesouros que ninguém poderá roubar jamais”, conta a autora.

A obra é rica em ilustrações coloridas, feitas por Eliana Delarissa, a qual acredita que, num primeiro momento, são as imagens que mais atraem a atenção das crianças. “A natureza é uma fonte muito rica de inspiração. Porém, pesquisei, bastante, diferentes espécies de plantas, flores, bichinhos. Resgatei algumas lembranças de lugares e momentos já vividos. Nasci no interior e as paisagens me habitam desde cedo. No começo do trabalho, pensei em jardins com plantas em tons de verdes frios, sem flores, até jardins floridos de cores vivas e luminosas, para transmitir visualmente os sentimentos da pequena rosa”, afirma.

Com linguagem leve e envolvente, a obra, segundo a autora, é ótima leitura para as crianças. “A infância é um período da vida em que buscamos aprender a lidar com as emoções, tarefa nem sempre fácil de se realizar. Em algumas situações, o ambiente emocional em que a criança se desenvolve é tão hostil quanto o jardim sem flores em que cai Rosa Formosa. A ponte entre as emoções da flor-menina do livro e do que a criança vivencia pode ajudá-la a identificar seus próprios sofrimentos e suas alegrias”, enfatiza.

Andrea Viviana Taubman é argentina, estudou química e passou muitos anos escrevendo e traduzindo textos comerciais e técnicos, mas nunca se separou das maiores paixões de sua vida: os livros e as crianças.

Eliana Delarissa é nascida no interior de São Paulo, onde, segundo ela, ainda hoje, anda-se descalço e se colhe jabuticaba no pé. A ilustração aconteceu na cidade de São Paulo, lugar onde estudou Arquitetura.