Realmar a economia – a economia de Francisco e Clara | Paulus Editora

Releases

01/06/2023

Realmar a economia – a economia de Francisco e Clara

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Realmar a economia – a economia de Francisco e Clara
Org: Eduardo Brasileiro
Coleção: Pastoral e Comunidade
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 20,00 x 13,00
Páginas: 320
Área de interesse: Economia, papa Francisco

Obra oferece reflexões e propostas concretas para o cuidado da “Casa Comum” a partir da economia de Francisco e Clara.

A Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), o Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara do ANIMA PUC Minas e a PAULUS Editora apresentam a obra “Realmar a economia – a economia de Francisco e Clara”. 

Respondendo ao apelo feito pelo papa Francisco em 1º de maio de 2019, unidos a jovens e especialistas de todo o mundo, o grupo provoca e convoca para um um pacto para recuperar a Casa Comum, a exemplo de Francisco de Assis em sua época. “Reconstruir caminhos e restaurar processos que o vendaval das instituições econômicas e políticas atuais arrastou para debaixo do tapete, por meio da consciência histórica, ferramenta educativa de quem pensa, sente e age em suas realidades”, afirma o organizador da obra. 

Este livro introduz e amadurece a proposta central, que tem como horizonte um novo pensamento, sentimento e uma nova ação ecológica integral, refundada nos valores do cuidado e do amor, capazes de superar a racionalidade do desenvolvimento que tudo depreda, exclui e mata, como afirma o papa Francisco.

Organizada em três eixos temáticos, a parte I, intitulada “Novos paradigmas: caminhos, territórios, sujeitos(as) e práticas”, apresenta quatro artigos que ajudam a compreender as questões centrais da crise do modelo econômico atual, contextualizando a ABEFC e falam de suas experiências na construção do bem viver.

“O encontro, a festa, a colheita” é o título da parte II, que contempla as perspectivas de povos e culturas, a utopia na construção de uma justiça socioeconômica e de projetos político-pedagógicos para o ensino a pesquisa e a extensão; além de apresentar de que forma uma vida econômica integrada pode apontar novas práticas para a vida coletiva e individual.

No bloco III, com o tema “O pacto e o nosso futuro comum”, os autores exemplificam de que forma esta nova proposta de economia já estava inserida no contexto dos movimentos sociais e nos povos originários, oferecendo horizontes e linhas de ação para construir e colocar em prática a Economia de Francisco e Clara.

A publicação oferece ainda ao leitor o discurso do Santo Padre que deu início a este movimento, as 3 mensagens do papa Francisco de 2020, 2021 e 2022, bem como o material produzido pela ABEFC. Para Eduardo Brasileiro, organizador da obra, realmar a economia significa “passar da linguagem da cabeça para a linguagem do coração sobre a economia”, afirma. O grupo busca responder aos questionamentos: por que as pessoas sofrem por causa do sistema econômico dominante? O que temos a ver com as desigualdades que se espalham por aí?

Este título, que faz parte de coleção “Pastoral e Comunidade”, é indicado para leigos, catequistas, religiosos, padres, bispos e todos aqueles que desejam conhecer melhor esta proposta de construção de uma economia mais solidária, atenta às necessidades do próximo e aos apelos da Casa Comum, na esperança de um futuro mais fraterno e em sintonia com toda a Criação.

Eduardo Brasileiro (org) é sociólogo (FESPSP), mestre em Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. Integra o Núcleo de Estudos Sociopolíticos na Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas e coordena o Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara, ambos da PUC Minas. Educador formado pelas Comunidades Eclesiais de Base, atua como ministro da Palavra e da Eucaristia na paróquia Nossa Senhora do Carmo. Integrante da ABEFC.

Autores (as): Alline Luiza de Abreu Silva, André de Souza Ricardo, Andrei Thomaz Oss-Emer, Ana Carolina Fernandes Alves, Augusto Luís Pinheiro Martins, Bárbara Nascimento Flores Borum-Kren, Bruna Matos de Carvalho, Celio Turino, Douglas Felipe Gonçalves de Almeida, Eduardo Brasileiro, Elis Alberta Ribeiro dos Santos, Fátima Lessa Ribas, Marx Rodrigues, Frederico Santana Rick, Gabriela Consolaro Nabozny, Guilherme Cavalli, Giovana Figueiredo Rossi, Lucas Prata Feres, Izadora Gama Brito, Kelli Mafort, Marcela Vieira, Marina Paula Oliveira, Ramon Jung Pereira, Ricardo Pereira Alves Nascimento, Roberto Jefferson Normando, Peterson Prates, Talita Guimarães, Pe. Vilson Groh e Silvana Bragatto.