Por meio de reflexões e vivências, obra da Paulus propõe criatividade na catequese com adultos | Paulus Editora

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18/03/2011

Por meio de reflexões e vivências, obra da Paulus propõe criatividade na catequese com adultos

Por adm

Título: Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 3 – Adultos) 
Autores: Pe. Eduardo Calandro e pe. Jordélio Siles Ledo
Coleção: Catequese conforme as idades
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 144
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Ao contrário do que muitos imaginam, a catequese não é apenas para crianças e jovens. Os adultos também precisam estar em constante aprendizado para viver no amor de Cristo. Além disso, a educação na fé é um processo que compreende várias etapas da vida do ser humano e que deve ser aperfeiçoado sempre.

Com o objetivo de oferecer aos catequistas um subsídio que permita transmitir a Palavra de Deus aos homens e mulheres, sem correr o risco de repetir a catequese infantil, pe. Eduardo Calandro e pe. Jordélio Siles Ledo publicaram, pela PAULUS, Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 3 – Adultos).

A obra, que compõe a coleção Catequese conforme as idades, caracteriza a situação existencial do universo dos adultos de hoje a fim de apresentar caminhos para que a evangelização aconteça de forma eficaz. De acordo com os autores, é preciso estar atento para a realidade desse público, bem como para seus desafios, seus anseios e desejos. “O homem e a mulher de hoje são bombardeados de todos os lados com informações muitas vezes contrárias à fé e incoerentes com a prática cristã. Por isso, olhar para o contexto sociocultural e religioso deste ser humano é necessário, para que a nossa ação como catequistas seja de educação para a vida de fé”, afirmam.

Para ajudar nessa missão, os autores sugerem o uso de vivências com base em um método que surge do psicodrama: o sociodrama. Essa técnica parte do princípio de que o verdadeiro sujeito é o grupo, e defende a ideia de que viver e teorizar faz os catequizandos se aproximarem ainda mais dos debates. “Por isso, de um jeito simples buscando respostas pastorais, aprofundamos o universo do adulto, sua identidade, sua constituição física, cognitiva e afetivo-emocional, para, assim, à luz das recentes orientações da Igreja, buscarmos meios para a educação da fé dos adultos, entendida hoje para a Igreja no Brasil como urgente”, acrescentam.

O capítulo “Adulto – Identidade e corpo”, por exemplo, aponta, com base na psicologia e na teoria de Erikson, a diferença entre o “Adulto Jovem” (de 30 a 40 anos) e o “Adulto Maduro” (de 40 a 60 anos). “Segundo Erikson, o Adulto Jovem vive o estágio da intimidade. Trata-se da capacidade de amar e se entregar, de construir um projeto de vida com alguém, de uma sexualidade controlada e enriquecedora. Se o adulto não consegue viver bem este momento de sua vida, não estabelece vínculos autênticos, se fechará, irá se isolar do convívio com o outro. Já o Adulto Maduro é aquele que consegue ter visão de futuro, colaborar com as gerações futuras, sabe distinguir o essencial do relativo. Contudo, se esta fase não for bem vivida, conduz à falta de sentido, ao fechamento, ao egocentrismo”, explicam os autores.

O livro conta ainda com as palavras de dom Eugênio Rixen, bispo de Goiás e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, confirmando a importância deste título para a Igreja e para os cristãos.

Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 3 – Adultos)  é o terceiro título da coleção Catequese conforme as idades. Ao lado do primeiro, Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 1 – Criança), e do segundo, Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 2 – Adolescentes e Jovens), torna-se leitura imprescindível para aqueles que desejam construir uma educação cada vez mais embasada na fé e nos ensinamentos de Cristo.

Pe. Eduardo Calandro é assessor diocesano da comissão pastoral para a animação bíblico-catequética na diocese de Goiás, assessor da comissão pastoral para animação bíblico-catequética da CNBB Centro-Oeste, especialista em Psicologia, Parapsicologia e Pedagogia Catequética, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e de Catequética e Aconselhamento Pastoral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, além de membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE) e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da paróquia Nossa Senhora da Guia, em Santa Fé de Goiás.

Pe. Jordélio Siles Ledo é estigmatino, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE), da Academia de Letras do Grande ABC, e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da matriz Sagrada Família, em São Caetano do Sul.