Por meio de reflexões e vivências, livro propõe criatividade na catequese com idosos | Paulus Editora

Releases

16/05/2012

Por meio de reflexões e vivências, livro propõe criatividade na catequese com idosos

Por adm

Título: Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 4 – Pessoas Idosas)
Autores: Pe. Eduardo Calandro e Pe. Jordélio Siles Ledo
Coleção: Catequese Conforme as Idades
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 152
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

A catequese conforme as idades é uma necessidade para a ação evangelizadora da Igreja. Dedicados e preocupados em oferecer aos catequistas um material completo sobre o tema, os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo desenvolveram a coleção Catequese Conforme as Idades, fundamental para aqueles que desejam construir uma educação cada vez mais embasada na fé e nos ensinamentos de Cristo.

Composta pelos títulos Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 1 – Criança), Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 2 – Adolescentes e Jovens) e Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 3 – Adultos), a série ganhou mais uma obra: Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 4 – Pessoas Idosas).

“Acreditamos que este livro seja endereçado a todas as idades, e a razão disso é muito simples: para aprender a ‘envelhecer’, a pessoa precisa ter vivido bem a infância, pois a maneira pela qual nos sentimos na velhice depende de nossas experiências da infância, bem como das outras etapas da vida”, afirmam os autores.

O texto suscita meditações importantes sobre essa fase, mas não se trata de um estudo político, sociológico ou predominantemente psicológico. O intuito é mostrar que envelhecer faz parte do processo da vida humana e diz respeito à vida toda.

Sendo assim, os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo desejam motivar os catequistas, presbíteros e agentes de pastorais para serem construtores de novos relacionamentos e de novas estruturas que assegurem aos mais velhos respeito a seus direitos e valorização integral de sua pessoa. “Para pensarmos em catequese para a pessoa idosa, é preciso entrar um pouco em seu universo, seu mundo, sua realidade, entender seu potencial, bem como suas fragilidades e limitações”, afirmam.

Os autores sugerem aos catequistas, assim como nos outros títulos, o uso de vivências com base em um método que surge do psicodrama: o sociodrama. Essa técnica parte do princípio de que o verdadeiro sujeito é o grupo e defende a ideia de que viver e teorizar faz os catequizandos se aproximarem ainda mais dos debates.

Psicopedagogia catequética – Reflexões e vivências para a catequese conforme as idades (vol. 4 – Pessoas Idosas) conta ainda com as palavras de dom Eugênio Rixen, bispo de Goiás, na apresentação, além de uma carta do bem-aventurado João Paulo II aos anciãos, servindo como inspiração e estímulo ao leitor.

Pe. Eduardo Calandro é mestrando em Psicologia Clínica e da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica  de Goiás, assessor diocesano da comissão pastoral para a animação bíblico-catequética da CNBB regional centro-oeste, membro da GREBICAT – CNBB, especialista em Psicologia, Parapsicologia e Pedagogia Catequética, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e de Catequética e Aconselhamento Pastoral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, IESMA em São Luis do Maranhão, além de membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE) e assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da paróquia Nossa Senhora da Guia, em Santa Fé de Goiás.

Pe. Jordélio Siles Ledo é estigmatino, mestrando em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e UNISAL, IESMA em São Luis do Maranhão, membro do Centro de Formação Permanente (CEFOPE), da Academia de Letras do Grande ABC e é assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente, é pároco da Paróquia Sagrada Família, em São Caetano do Sul.