Por meio de experiência inspiradora, livro mostra como a união entre igreja e comunidade pode contribuir para uma sociedade mais justa | Paulus Editora

Releases

06/04/2011

Por meio de experiência inspiradora, livro mostra como a união entre igreja e comunidade pode contribuir para uma sociedade mais justa

Por adm

Título: Construção da cidadania e gestão eclesial – Relato de uma experiência que deu certo
Autor: Adailton Altoé
Coleção: Pastoral e Comunidade
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 72
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

É notável o aumento do interesse das pessoas por questões políticas e sociais, tanto pela vontade que demonstram em participar quanto pelas inúmeras denúncias de corrupção noticiadas em nossas instituições públicas. Diante disso, muitos cristãos têm se mobilizado em favor da causa ética nesse âmbito. Adailton Altoé, filósofo, teólogo e mestre em educação, é um deles, e agora divide com os leitores de todo o Brasil uma de suas missões mais marcantes e enriquecedoras.

Em Construção da cidadania e gestão eclesial – Relato de uma experiência que deu certo, lançamento da PAULUS, o autor narra uma série de acontecimentos que ele vivenciou quando era diretor da Comunidade Salesiana e pároco da Paróquia São João Batista de Jaciguá, no município de Vargem Alta/ES. “Trata-se de uma experiência em uma região marcadamente patriarcal, com centralidade do poder de decisão em todas as áreas, concentrado em duas ou três pessoas de cada comunidade. Aos poucos, vai sendo colocada em prática a participação ativa com igualdade de direitos, pautada em um regimento construído com as comunidades, que define papéis e funções, socializa as responsabilidades e, sobretudo, promove a renovação das lideranças e do exercício do poder”, explica Altoé.

Escrito na primeira pessoa do plural – pela importância do trabalho para o autor e as comunidades –, o livro percorre vários episódios vividos naquela região nos quais fica evidente a falta de ética, a corrupção e a má administração do poder na localidade. As pessoas então se unem e trabalham arduamente para construir uma cidade mais justa, por meio de questionários avaliativos, análises, diálogos, atividades, reuniões e outras formas de planejamento participativo.

Segundo o autor, o envolvimento dos cristãos foi intenso, pois era uma paróquia organizada em torno de 43 comunidades. “Tínhamos 250 grupos de círculos bíblicos atingindo mais de 50% da população. As festas comunitárias, com almoço para todos, eram momentos fortes de muita participação e alegria”, conta.

Dividida em seis capítulos, além da introdução, a obra destaca que a verdadeira força da Igreja na política, segundo a visão do autor, está na realização de experiências eclesiais significativas, capazes de transformar a mentalidade e a prática das pessoas. “Nesse processo, cada vez mais pautado na solidariedade, na transparência e na corresponsabilidade, fez-se o exercício de uma sociedade democrática. Somando-se a participação ativa com igualdade de direitos e deveres à renovação de lideranças com uma administração orientada pelas necessidades pastorais e com prestação de contas, mais a denúncia profética da corrupção e das injustiças sociais, o povo perdeu o medo dos ‘coronéis’. Assim, por meio da prática organizativa e celebrativa, com atitudes pessoais e comunitárias coerentes com o Evangelho, promovemos uma transformação política e cultural, libertando, sobretudo, os pobres e os negros da submissão e da manipulação”, complementa o autor.

Da coleção Pastoral e Comunidade, o título propõe, por meio de situações reais, reflexões a respeito dos malefícios causados pelos interesses individuais. Além disso, Construção da cidadania e gestão eclesial – Relato de uma experiência que deu certo deseja inspirar mudanças em algumas ações, gerando indignação diante das injustiças sociais e, consequentemente, comprometimento por uma nova sociedade.

Adailton Altoé é mestre em Educação pela PUCMinas, graduado em Filosofia e Teologia, com especialização em Ciências da Religião e Psicodrama, e autor de vários livros.