PAULUS publica obra sobre Filosofia pré-socrática | Paulus Editora

Releases

11/06/2013

PAULUS publica obra sobre Filosofia pré-socrática

Por Imprensa

Serviço
Título: Introdução à Filosofia pré-socrática
Autor: André Laks
Coleção: Cátedra
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 160
Área de interesse: Filosofia e ciências humanas

Introdução à Filosofia pré-socrática, de André Laks, lançamento da PAULUS, é um livro que fala sobre as origens da filosofia grega, e, por conseguinte ocidental. Dirigida a estudantes de filosofia e aos demais interessados no assunto, a obra, segundo o autor, não tem por objetivo apresentar os diferentes pensadores que nos acostumamos a reunir sob a denominação de filósofos pré-socráticos. O autor cita, de forma coletiva, vários pensadores: Heráclito, Demócrito, Protágoras, entre outros.

Ao longo das pesquisas, Laks foi, constantemente, reconduzido ao problema da unidade do pensamento pré-socrático e da classificação dos pensadores a esse relacionado. “Aqueles que nós nomeamos Pré-Socráticos não se concebiam como tais, por uma razão ainda mais radical, segundo a qual os neoplatônicos não se consideravam, tampouco, como neoplatônicos: Sócrates não era para eles uma referência, no máximo um irmão caçula, ou mesmo um contemporâneo”, explica o autor.

Ao longo da obra, o leitor percebe que tardiamente, apenas com a última geração deles, passaram a ser designados como “filósofos”. Porém, como o próprio autor discorre, se os filósofos pré-socráticos só são filósofos e pré-socráticos de um ponto de vista retroativo, convém interrogar-se sobre o processo pelo qual se tornaram tais, pondo em evidência não só a construção, mas também a possível legitimidade desse título, pois não se trata, ao contrário do que sugere um termo hoje corrompido, de uma simples “invenção”.

Para esclarecimento de tais interrogações, a obra está dividida em pré-socráticos: os antecedentes antigos, pré-socráticos: a constelação moderna, filosofia, racionalidade, origens e questões. A importância desse questionamento, certamente, diz respeito ao fato de que, ao investigarmos acerca dos filósofos pré-socráticos, estamos remetendo às origens da filosofia grega e ocidental.

André Laks, professor de Grego e, posteriormente, de Filosofia na Universidade Charles de Gaulle-Lille 3 (França), lecionou em Princeton (EUA), sendo atualmente membro do Instituto Universitário da França. Publicou, em 2004, O vazio e o ódio. Elementos para uma história arcaica da negatividade.