PAULUS LANÇA TRADUÇÃO DA PRINCIPAL OBRA DE GREGÓRIO MAGNO | Paulus Editora

Releases

15/02/2011

PAULUS LANÇA TRADUÇÃO DA PRINCIPAL OBRA DE GREGÓRIO MAGNO

Por adm

Título: Regra Pastoral
Autor: Gregório Magno
Coleção: Patrística
Acabamento: costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Paginas: 264
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Livro conta com prefácio escrito por Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho

Nascido em Roma por volta de 540 e de família senatorial e cristã, Gregório Magno foi um conhecedor das necessidades materiais e espirituais de sua congregação, além de administrador e reformador. Em 590 foi nomeado papa, sendo pontífice durante 14 anos, até o dia de sua morte, em 12 de março de 604.

É com o objetivo de orientar aqueles que desejam conhecer e se aprofundar na vida e nos escritos deste que se mostrou verdadeiramente atento aos seus fiéis e ao seu povo que a PAULUS lança Regra Pastoral, livro com reflexões feitas especificamente sobre o seu principal texto.

Para Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho, é de extrema importância a contribuição da PAULUS para com aqueles que desejam conhecer e se aprofundar nos antigos escritores cristãos, conhecidos como “Padres da Igreja” ou “Santos Padres”. “Temos, agora, uma tradução da ‘Regula Pastoralis’, de São Gregório Magno ou Gregório, o Grande. Uma riqueza de obra, pela sua organicidade e metodologia pastoral”, afirma.

Conhecido pela sua preocupação pastoral, Gregório Magno acredita que os ávidos, os gananciosos e os orgulhosos não devem assumir o ministério pastoral, da mesma forma que os detentores da aptidão para o desenvolver não devem fugir por desejo de dedicar-se unicamente à contemplação. Ademais, ele adverte que os ministros precisam estar nutridos de humildade e sem ambições de poder. “Com frequência, porém, há uma correspondência entre a incompetência dos pastores e o que merecem os seus fiéis; se os pastores, de fato, carecem da luz do conhecimento por sua própria culpa, acontece, em consequência de um rigoroso julgamento, que a sua ignorância transforma em ocasião de tropeço para aqueles que os seguem.”

O autor aborda também as características do pastor, que deve ser sábio, transparente, coerente, leal, humilde e isento de interesses pessoais, além de indicar como ele deve ensinar. Por meio de suas palavras, Gregório Magno mostra que não há cisão entre o que se é e o que se faz, sublinhando a unidade entre o ser e o agir do ministro, que ensina atento aos distintos estados de espírito de seus ouvintes e às diversas situações em que possam se achar.

O leitor encontrará nesta tradução meditações sobre a importância de o pastor estar atento a si mesmo, sobretudo em relação às suas virtudes e aos riscos que corre, como estar sob a influência do orgulho. Também é possível notar, a partir de uma leitura atenta e cuidadosa, que a obra não se refere a normas e preceitos, mas sim a um modo de vida.

Regra Pastoral é mais um lançamento da renomada coleção Patrística. Cuidadosamente preparados e traduzidos, seus mais de 25 títulos difundem textos e ideias dos principais teólogos dos primeiros séculos do Cristianismo.

Gregório Magno nasceu em Roma, por volta de 540. Foi aclamado pontífice em 590, exercendo o cargo durante 14 anos, até a sua morte, em 604.