PAULUS lança nova obra de José Marques de Melo, vencedor do Prêmio Jabuti 2013 em melhor livro de Comunicação | Paulus Editora

Releases

16/04/2014

PAULUS lança nova obra de José Marques de Melo, vencedor do Prêmio Jabuti 2013 em melhor livro de Comunicação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Teoria e metodologia da comunicação – Tendências do século XXI
Autor: José Marques de Melo
Coleção: Comunicação
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 544
Acabamento: Brochura
Área de interesse: Comunicação

Após ter recebido o Prêmio Jabuti 2013 como melhor livro de Comunicação do ano por História do Jornalismo – Itinerário crítico, mosaico contextual, o jornalista, escritor e professor alagoano, José Marques de Melo lança, pela PAULUS, mais uma obra referência na área: Teoria e metodologia da comunicação – Tendências do século XXI, que chega em boa hora, contendo um itinerário que pode orientar professores e alunos, pesquisadores e profissionais, gestores e avaliadores no entendimento das transformações vividas pelo campo comunicacional neste começo de século.

De acordo com o autor, o campo das ciências da comunicação tem registrado grande expansão em todo o mundo, mas se encontra num beco sem saída, enfrentando impasse de natureza histórica. A comunidade acadêmica está sendo chamada a decidir se quer permanecer no patamar em que estacionou durante o século XX, com raízes ancoradas no pensamento social do século XIX, ou se deve transitar em direção ao século XXI.

A nova obra é extensa e ricamente elaborada. Dividida em cinco capítulos, traz ideias que dão continuidade ao debate iniciado nos livros História do Pensamento Comunicacional (São Paulo: PAULUS, 2003), A esfinge midiática (São Paulo, PAULUS, 2005), História política das ciências da comunicação (Rio de Janeiro, Mauad, 2008), A batalha da comunicação (Sorocaba, EdUniso, 2008), Pensamiento comunicacional latino-americano: entre el saber y el poder (Sevilha, Comunicación Social, 2009), História do jornalismo (São Paulo, PAULUS, 2012) e Metamorfose da folkcomunicação (São Paulo, Editae, 2013).

Teoria e metodologia da comunicação – Tendências do século XXI evidencia maturidade e ousadia, elaborada por José Marques de Melo, intelectual que conquistou respeito nacional e reconhecimento internacional pela erudição científica e competência narrativa, num espaço dinâmico e surpreendente.

JOSÉ MARQUES DE MELO é jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela Universidade de São Paulo. É docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Presidente da Comissão Nacional que elaborou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Jornalismo, 2009-2013. Foi contemplado com o Prêmio Jabuti-2013, na categoria Comunicação, pelo livro História do Jornalismo – Itinerário crítico, mosaico contextual (PAULUS, 2012).

 

Angélica Feliciano
[email protected]
(11) 5087-3734