PAULUS apresenta tradução de “A vontade de sentido”, de Viktor Frankl | Paulus Editora

Releases

06/10/2011

PAULUS apresenta tradução de “A vontade de sentido”, de Viktor Frankl

Por adm

Título: A vontade de sentido – Fundamentos e aplicações da logoterapia
Autor: Viktor E. Frankl
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Educação

Escrito por um dos mais talentosos psiquiatras de todos os tempos, o livro é referência nos estudos sobre logoterapia

Chamada de Terceira Escola Vienense e antecedida pela Psicanálise de Freud e pela Psicologia Individual de Adler, a logoterapia se baseia na ideia de que o homem busca o sentido, cuja descoberta constitui um processo de cura. A fim de contribuir com os leitores interessados em conhecer e se aprofundar nesse campo e na obra de seu fundador, a PAULUS apresenta a tradução de A vontade de sentido – Fundamentos e aplicações da logoterapia, publicado originalmente em 1969 sob o título The Will to Meaning: Foundations and Applications of Logotherapy.

O objetivo de Viktor Frankl neste livro é transmitir a sua convicção de que, apesar do desmoronamento das tradições, a vida abriga um sentido específico para cada indivíduo até o seu último suspiro. “O psicoterapeuta pode mostrar a seu paciente que a vida nunca cessa de ter um sentido. A rigor, ele não pode mostrar-lhe o que é o sentido, mas pode indicar-lhe que um, e que a vida o conserva, se mantendo cheia de sentido, sob quaisquer condições”, afirma o especialista.

Dividida em duas partes, a obra trata, primeiramente, sobre os fundamentos da logoterapia e, em seguida, sobre as suas aplicações. Segundo o autor, a logoterapia mostra como os aspectos trágicos e negativos da vida podem tornar-se oportunidades de conquistas humanas por meio da atitude adotada pelo indivíduo face a tais circunstâncias. “Em contraposição a quase todas as escolas existencialistas, a logoterapia não é – de modo algum – pessimista, mas, sim, realista, à medida que enfrenta a tríade trágica da existência humana: dor, morte e culpa. A logoterapia pode – com justiça – ser considerada otimista, por mostrar ao paciente como transformar o desespero num triunfo humano”, explica.

Resultado de uma série de palestras ministradas pelo autor durante os cursos de verão da Faculdade de Teologia Perkins, na Southern Methodist University, em Dallas, Texas, este trabalho é indispensável nas bibliotecas de educadores, terapeutas, estudantes, psicólogos e todos aqueles que manifestam interesse pelo tema. Além disso, conta com vastas notas de referência, figuras, gráficos, apêndices com bibliografia para consulta e índices de assunto e de autores, complementando-no ainda mais.

A vontade de sentido – Fundamentos e aplicações da logoterapia é o segundo título da coleção Logoterapia, inaugurada por Logoterapia e educação – Fundamentos e práticas. O livro, organizado por Bruno F. Damásio, Joilson P. da Silva e Thiago A. de Aquino, estabelece um diálogo entre a logoterapia e o ambiente escolar.

Viktor Emil Frankl (1905-1997) foi professor de neurologia e psiquiatria na Universidade de Viena e professor emérito de logoterapia na Universidade Internacional da Califórnia, nos Estados Unidos. O professor Frankl recebeu os títulos de doutor em Medicina e em Filosofia pela Universidade de Viena. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou três anos em Auschwitz, Dachau e outros campos de concentração. Sua primeira publicação se deu em 1924, no International Journal of Psychoanalysis, e, desde então, publicou trinta e dois livros, que já foram traduzidos em trinta e um idiomas. Dr. Frankl foi também o presidente da Sociedade Médica de Psicoterapia, na Áustria, tendo sido professor-visitante e um conferenc ista frequentemente convidado por várias universidades no mundo inteiro. Recebeu, ainda, vinte e nove títulos de doutor honoris causa, bem como o prêmio Oskar Pfister, da Associação Americana de Psiquiatria, e o Lifetime Achievement Award, da Foundation for Hospice and Home Care.