Paulus apresenta Tomo II da Nova Teoria da Comunicação, proposta por Ciro Marcondes Filho | Paulus Editora

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28/07/2011

Paulus apresenta Tomo II da Nova Teoria da Comunicação, proposta por Ciro Marcondes Filho

Por adm

Título: O princípio da razão durante –  Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II
Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 304
Área de interesse: Comunicação

Com o avanço da tecnologia, os processos comunicacionais – há tempos objeto de estudos e trabalhos científicos – ganham cada vez mais destaque, despertando interesse não só em acadêmicos e profissionais do segmento, mas em toda a sociedade. Ciro Marcondes Filho, referência nessa área do conhecimento, vem trabalhando há muitos anos nas pesquisas relacionadas ao fenômeno, dedicação que resultou na proposta de uma nova teoria da comunicação.

Seu estudo é exposto em três volumes: O espelho e a máscara — O enigma da comunicação e o caminho do meio, lançado em 2002; O escavador de silêncios — Formas de construir e de desconstruir a comunicação, publicado em 2004 pela PAULUS; e o terceiro volume, composto por cinco tomos, também editados pela PAULUS: O princípio da razão durante — Comunicação para os antigos, a fenomenologia e o bergsonismo – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo I; O princípio da razão durante — Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II; O princípio da razão durante — Tecnologia e subjetividades – O círculo cibernético – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo III; O princípio da razão durante — Diálogo, poder e interfaces sociais da comunicação – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo IV; e, por fim, O princípio da razão durante — O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo V.

Em virtude de algumas mudanças ocorridas em 2010, a ordem programada para a publicação dos títulos foi alterada. “No primeiro semestre de 2010 foi produzido o tomo I. Porém, em novembro, o núcleo criador e debatedor dessa Nova Teoria da USP resolveu promover um grande seminário nacional de discussão da proposta teórica e pediu a antecipação da publicação do tomo V, objeto de debates e discussões naquela oportunidade”, explica o autor.

Após a publicação desses títulos, chegou aos leitores de todo o Brasil O princípio da razão Durante – Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II. Depois de tratar, no tomo I, sobre a presença da comunicação no pensamento antigo, especialmente entre os gregos, nesta obra, Ciro Marcondes Filho traça um panorama da Escola de Frankfurt, a qual inicia oficialmente os estudos na área na cultura ocidental. “A passagem para o século 20 foi marcada pela irrupção dos meios de comunicação, fato esse que levou a grande virada no pensamento filosófico e à introdução desse tema no programa de todos os filósofos de lá até hoje”, afirma o autor.

Entre diversos aspectos, a obra mostra como o surgimento da indústria cultural e da sociedade do espetáculo influenciou para que a política passasse a ser feita pelo show, sendo Horkheimer, Adorno e Benjamin os primeiros teóricos e críticos dessa nova era, denunciando seu caráter sedutor e, ao mesmo tempo, perverso. Além disso, Ciro Marcondes Filho foca nos estudos de alguns críticos alemães, como Anders, Kittler e Kamper sobre a televisão e, depois, a internet. Influenciados pela denúncia da técnica empreendida por Heidegger, trazem a discussão para os tempos atuais.

“(..) o que mais nos interessa neste trabalho não é a crítica ao Esclarecimento mas o conceito de indústria cultural, como a primeira tentativa teórico-filosófica de dar um estatuto ontológico à comunicação. Trata-se de um complexo de imagens, sons e textos que passou a envolver o cotidiano das massas de maneira radical a partir dos primórdios do século 20 e que poderia explicar a grande indagação dos autores, como o movimento operário se deixou seduzir às estratégias fascistas de cooptação”,  conclui o autor.

Com recursos que ajudam o leitor a compreender a temática, como pequenas imagens, quadros e gráficos, O princípio da razão durante –  Da Escola de Frankfurt à crítica alemã contemporânea – Nova Teoria da Comunicação III – Tomo II é excelente instrumento de estudo e reflexão para alunos, professores, profissionais e todos os interessados em aprofundar-se nessa Nova Teoria. A obra faz parte da série Comunicação, coletânea com mais de 40 títulos, todos escritos por autores de renome internacional.

Ciro Marcondes Filho dirige o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom) e o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, ambos ligados à Escola de Comunicações e Artes da USP. Preside atualmente a Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP. É conferencista, tradutor, professor universitário. Formou-se em Jornalismo e Ciências Sociais, doutorou-se na Alemanha e pós-doutorou-se na França, tendo publicado coletâneas, traduções e obras próprias nas áreas de comunicação, filosofia, jornalismo, violência e cultura. Produziu ultimamente na Rádio USP-FM a série de programas O teatro do Mundo – A Canção. Obras mais recentes, publicadas pela PAULUS: A produção social da loucura, 2003; Até que ponto, de fato, nos comunicamos, 2004; O escavador de silêncios, 2004; Para entender a comunicação, 2008; O pulsar da vida, 2008; Ser jornalista – O desafio das tecnologias e o fim das ilusões, 2009; Ser jornalista – A língua como barbárie e a notícia como mercadoria, 2009; Superciber: A civilização místico-tecnológica do século 21, 2009.