Obra de Celso Antunes discute a situação das escolas brasileiras hoje | Paulus Editora

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30/07/2013

Obra de Celso Antunes discute a situação das escolas brasileiras hoje

Por Imprensa

Serviço
Título: Escola mentirosa: sucesso ou estagnação.
Autor: Celso Antunes
Coleção: Didática
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 x 21 cm
Páginas: 112
Área de interesse: Educação

Com o propósito de provocar espanto, abalar convicções do certo e errado e, quem sabe, gerar protesto, sem omitir as falhas existentes no ensino praticado no país, Celso Antunes, autor de mais de 180 livros didáticos e paradidáticos, lança, pela PAULUS, Escola mentirosa: sucesso ou estagnação.

A ideia que deu origem a esse trabalho se formatou aos poucos, por meio de visitas e pesquisas que o autor realizou em mais de cem escolas públicas e particulares do país. “Os resultados se somaram ao que vi e aprendi em mais de cinquenta anos no exercício de minha condição de professor e diretor”.

Para Celso Antunes, essa experiência acumulou tantas contradições, tornou visível tantas mentiras disfarçadas por eloquentes discursos, que o inspirou a escrever esse relato, essa exposição.

Sobre a possibilidade do renascer de uma nova escola no Brasil, o autor afirma que isso não é essencial para todo país, pois existem escolas públicas e particulares excelentes, sistemas de ensino de qualidade tão expressiva quanto os que apresentam os países, educacionalmente, mais bem situados no conceito de qualidade.

“Mais que um ‘renascimento’ geral, penso que nossas ‘ilhas de exceção’ possam inspirar as escolas mentirosas a perceber que existem saídas e que excelentes respostas, muitas vezes, estão do outro lado da rua”, ressalta.

A obra é destinada a gestores, professores coordenadores e alunos de licenciatura e pedagogia.

Celso Antunes é mestre em ciências humanas, especialista em inteligências e cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais, foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior.