Obra auxilia pais a educar de maneira efetiva, sem uso de práticas violentas | Paulus Editora

Releases

14/04/2014

Obra auxilia pais a educar de maneira efetiva, sem uso de práticas violentas

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade
Autora: Janet Marize Vivan
Coleção: Pedagogia e educação
Acabamento: Costurado
Páginas: 76
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Área de interesse: Educação

Educar crianças e adolescentes e obter resultados positivos é uma das tarefas mais complexas e trabalhosas que pais e educadores enfrentam atualmente. Há mais dúvidas que certezas quanto aos limites e disciplina, e quanto ao uso ou não de formas agressivas de correção e punição. Com o objetivo de ajudar a família a encarar esses momentos, a PAULUS relança a obra Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade.

Escrito por Janet Marize Vivan, psicóloga especialista em maus-tratos contra crianças e adolescentes, apresenta questões sobre a violência no âmbito familiar, que não se restringe apenas às agressões físicas, mas também à psicológica, sexual e negligência, que consiste em deixar o filho fora da escola, não proporcionar atendimento médico, entre outras.

Segundo a psicóloga, a agressividade e a dificuldade na relação entre duas gerações diferentes sempre existiram em nossa civilização ocidental. No entanto, não é um fenômeno de todas as civilizações. “Os povos indígenas brasileiros em sua origem não utilizavam nenhuma forma de agressividade na educação de suas crianças. A cultura machista e adultocentrada propiciou que a força e o poder pudessem se instalar também dentro das famílias, subjugando os mais fracos, no caso a mulher e as crianças. Já a falta de limites é um fenômeno mais atual”, explica.

Ainda de acordo com Vivan, estudiosos afirmam que a sociedade desenvolve-se em movimentos pendulares, ou seja, movimentos de ida e volta. “Depois de um período de extremo controle e repressão na educação de crianças e adolescentes, estamos passando por um período extremamente oposto, no qual crianças e adolescentes estão sem limites, com seus pais confundindo liberdade com liberalidade excessiva, gerando inúmeros transtornos pessoais e no convívio social. O próximo passo, espero, seja o caminho do meio, mais saudável e prazeroso para adultos e crianças. O livro aborda este aspecto”, completa.

Com experiência de dez anos como psicóloga clínica atendendo famílias, crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, sexual e negligência, a psicóloga, durante a avaliação das crianças e adolescentes, conversa muito com os pais para entender a situação e o conflito que desencadeou a violência.

Nessas entrevistas, percebe que a maioria dos casos de violência física e psicológica encaminhados são ocorrências geradas por questões cotidianas simples e básicas do relacionamento entre pais e filhos que fogem do controle ou extrapolam os limites. O grande desconhecimento da maioria dos pais sobre o que é realmente criar e educar um ser humano, o autoritarismo, permitindo e incentivando a palmada e o xingamento, são os métodos mais utilizados como forma de “educação”, pelos pais assistidos.

Educando e convivendo com crianças e adolescentes – limites e disciplina sem agressividade é indicado para todas as famílias que têm crianças e adolescentes, pois sua leitura traz luz ao relacionamento sistêmico que ocorre dentro de casa, possibilitando pequenos ajustes que colaboram com a saúde mental, a integridade e a possibilidade de felicidade de todos os membros da família. Também é indicado a professores, educadores, profissionais da Assistência Social e da Saúde, pedagogos e demais profissionais da área da educação; pois seu conhecimento auxilia na compreensão do comportamento alterado e inadequado de crianças e adolescentes dentro da escola, suas causas e consequências, bem como orienta intervenções mais adequadas para ter resultados positivos e poder, então, dedicar-se mais a sua atividade-fim: ensinar a aprender.

Janet Marize Vivan nasceu em Caxias do Sul (RS). É formada em Administração de Empresas e Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada pela Universidade de São Paulo em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. Possui experiência de três anos como educadora social em uma casa-abrigo que acolhe crianças em situação de violência e/ou abandono. Há sete anos, trabalha como psicóloga em um ambulatório municipal que atende famílias, crianças e adolescentes em situação de violência (física, psicológica, sexual) e negligência. Como palestrante, orientadora e facilitadora de cursos e capacitações para pais e educadores, seu foco é educação com firmeza e sem agressividade, bem como construção de relacionamentos saudáveis e gratificantes entre adultos, crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento do ser humano.