Obra ajuda o leitor a entender os cantos da missa de forma litúrgica e musicológica | Paulus Editora

Releases

09/05/2013

Obra ajuda o leitor a entender os cantos da missa de forma litúrgica e musicológica

Por Imprensa

Serviço

Título: Os cantos da missa – no seu enraizamento ritual
Autor: Joseph Gelineau
Coleção: Liturgia e Música
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 120
Editora: Editora Paulus
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

 

O canto é uma parte importante da missa. Mas nem todos os cantos têm o mesmo valor e a mesma função. Alguns destinam-se a acompanhar uma ação litúrgica, outros são parte intregrante da própria ação litúrgica.

Pensando nisso, a PAULUS lança Os cantos da missa – no seu enraizamento ritual, nova obra do francês Joseph Gelineau, padre jesuíta, músico e liturgista. O subsídio apresenta cada um dos tempos e momentos cantados na missa, ajudando a compreender e interpretar toda a estrutura de uma celebração.

“O estudo das diferentes formas de cantos, que encontramos na missa, conforme o rito romano, pode nos ajudar a melhor apreciar o que uma liturgia cantada oferece como possibilidade de relacionar-se com Deus, no Espírito, graças aos variados símbolos do ritual”, explica o autor.

A obra, dividida em 10 capítulos, aborda o universo sonoro do culto cristão, entre eles os processionais (canto de entrada, procissão do livro, a procissão do evangelho, a procissão das oferendas e da comunhão) as aclamações, as cantilações litanias, a oração eucarística, os hinos e cânticos, precisão e ritmo e os cantos nas assembleias do domingo.

Neste último, o autor explica que as primeiras assembleias do domingo sem padre se inspiraram no esquema da missa, executando a Oração eucarística. Muitas, entretanto, conservavam o serviço da comunhão. Poucas se arriscaram em abreviar o programa ordinário de uma missa, salvo nos ritos de abertura. A maioria era assim, constituída pela liturgia da Palavra.

Com isso, as celebrações se tornaram austeras, com muitas palavras e poucos ritos. Recentemente, foi proposto, para tais assembleias, o esquema de uma Hora de Ofício, composto do louvor, salmodia, leitura bíblica, intercessões e o Pai-nosso. Este modelo é mais arejado e leve. Foram usados para as comunidades que cantam o Ofício divino, e para públicos já iniciados na oração, na Bíblia e nas liturgias comuns.

Os cantos da missa – no seu enraizamento ritual, da coleção Liturgia e Música, envolve diversas dimensões. Dimensão litúrgica, porque o autor conhece a liturgia e faz o leitor compreendê-la, é sensível ao dado da fé traduzido na celebração. Dimensão musicológica: o autor é compositor, musicólogo, sabe mostrar ao leitor as leis musicais próprias do canto litúrgico.

Padre Gelineau (1920 – 2008) nasceu em Champ-sur-Layon e entrou na Companhia de Jesus em 1941, colocando, à disposição, seu talento musical. Diplomado em órgão e composição, estudou os hinos da tradição siríaca e do canto gregoriano. Foi o fundador de Universa Laus, a associação internacional para o estudo da música litúrgica.