O amor de Deus: Teologia da Redenção | Paulus Editora

Releases

28/08/2019

O amor de Deus: Teologia da Redenção

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: O amor de Deus: Teologia da Redenção
Autor (a): Valeriano dos Santos Costa
Coleção: Teologia em Debabe
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 96
Áreas de interesse: Soteriologia

A obra O Amor de Deus: Teologia da redenção, escrita por Valeriano Santos da Costa, aborda o ápice do amor de Deus. De acordo com o autor, o livro trabalha a teologia do amor de Deus para mostrar que o cume da salvação se dá quando cada pessoa, instigada pelo desafio de sentir-se amada, vê-se tão próxima de Deus Pai, a ponto de sentir-se tão amada por Ele como o Filho o é desde sempre.

Valeriano Santos também afirma que o amor de Deus é uma realidade e, como tal, tem a força de se apoderar das pessoas e conduzi-las nas sendas da caridade. Sua reflexão tem como base a metafísica zubiriana, considerando que o filósofo contemporâneo Xavier Zubiri é um ícone revolucionário do pensamento e patrocinador de uma nova postura para a humanidade.

O autor aponta que a teologia nutre-se desse pensamento, na medida em que Deus é, ao mesmo tempo, amor e a realidade que fundamenta toda realidade. Então, o amor de Deus é a realidade, cuja imagem e semelhança estão estampadas na realidade humana.

“Este livro, que é apenas um ensaio sobre o amor de Deus em sua estrutura trinitária criadora e em sua relação com as criaturas, que representam a vida que pulsa no mundo, tem a ousadia de fazer teologia pelo viés da redenção”, diz Valeriano.

Ao longo do livro, o escritor utiliza o método antropológico, partindo do sentimento, realidade estritamente humana, para chegar a Deus, em sua realidade trinitária de amor absoluto, que transborda criando todas as realidades cósmicas que estão no mundo.

Valeriano dos Santos Costa foi ordenado presbítero em 1980 e exerceu várias atividades na Arquidiocese de São Paulo, no campo da pastoral e da formação presbiteral. Fez pós-graduação em Liturgia, em Roma. De volta ao Brasil, tem lecionado na Faculdade de Teologia da PUC-SP, onde foi diretor por oito anos. Continua sua atividade acadêmica lecionando na graduação e pós-graduação, onde é líder do grupo de pesquisa “Teologia Litúrgica”.